Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

DBRS baixa rating da Grécia para CCC

A agência de rating considera que aumentaram as incertezas quanto a um acordo entre Atenas e os credores, justificando desta forma o corte em um nível da notação financeira da Grécia.

Bloomberg
15 de Maio de 2015 às 17:45
  • 5
  • ...

A DBRS baixou o rating de dívida da Grécia de B para CCC. Esta decisão surge três meses após a agência canadiana ter colocado o "rating" da Grécia sob revisão com implicações negativas e um mês antes do previsto (12 de Junho). A agência justifica a alteração no calendário com o aumento da incerteza em relação às políticas do governo grego e à capacidade do país em honrar os compromissos financeiros.

O corte do rating para o penúltimo nível de "lixo" é justificado pelo impasse em que se encontram as negociações entre Atenas e os credores oficiais. "Na ausência deste acordo", sublinha a agência, "as fontes de financiamento parecem ser insuficientes para responder às necessidades financeiras do Governo grego no curto-prazo". Até à data, a falta de um acordo entre as partes está a ter um "impacto negativo na recuperação económica e na estabilidade financeira".


A DBRS acredita que Atenas vai precisar de um terceiro programa de ajuda externa para estabilizar a sua economia.

Além de cortar o rating da dívida helénica, a agência canadiana manteve a perspectiva negativa, "o que reflecte o risco de Atenas falhar algum pagamento aos credores oficiais", entre eles, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Central Europeu. Caso se venha a confirmar que a Grécia não tem capacidade para reembolsar os seus credores oficiais, é possível que isso provoque uma fuga de depósitos dos bancos gregos e um agravar da situação económica, alerta a agência.   


(Notícia actualizada às 18h19)

Ver comentários
Saber mais Grécia DBRS rating
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio