Notícia
ARC Ratings desce notação da ENMC para primeiro nível de "lixo"
A agência de notação financeira ARC Ratings cortou em um nível a classificação da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), devido ao agravamento da vulnerabilidade face a condições económicas adversas.
A ARC Ratings, com sede em Lisboa e em Londres, é da opinião que a capacidade de pagamento, pela ENMC, das obrigações decorrentes do empréstimo obrigacionista sujeito a notação, continua adequada, informa a entidade nacional em comunicado à CMVM.
"No entanto, segundo a ARC Ratings, agravou-se a vulnerabilidade face a condições económicas adversas, ou à alteração repentina de circunstâncias que poderão levar a uma capacidade mais enfraquecida do emitente para cumprir o compromisso financeiro em causa", salienta o mesmo documento.
Por isso, a agência desceu a notação da ENMC, liderada por Paulo Carmona (na foto), de BBB- para BB+, o que corresponde ao primeiro nível do chamado "lixo", uma vez que entra na categoria de investimento especulativo. Já a perspectiva passa de "negativa" para "estável".
A ARC Ratings é a redenominação da anteriormente conhecida como Companhia Portuguesa de Rating e é presidida por José Poças Esteves. A ARC associou-se a um grupo de agências de notação financeira da Índia (Care Ratings), da Malásia (MARC), do Brasil (SR Ratings) e África do Sul (GCR).