Notícia
ENMC: "Portugueses podem estar descansados" com a qualidade dos combustíveis
A ENMC tem a função de fiscalização da qualidade dos combustíveis comercializados no país. Mas não há muitas infracções. Paulo Carmona diz que os consumidores podem estar sossegados.
"Diariamente, visitamos aproximadamente, com duas equipas, oito postos em todo o país", diz Paulo Carmona. "Estamos a falar da tomada de combustíveis para análise nos laboratórios em Lisboa. Se houver alguma inconformidade, enviamos para o Ministério Público para se proceder ao respectivo processo", explica o presidente da ENMC.
E há muitas inconformidades? "Não", diz o presidente da ENMC. "Tivemos duas no ano passado que foram um erro de manuseamento: misturaram gasóleo com gasolina", conta. Ou seja, foi erro humano.
E "agora tivemos dois casos de um posto da mesma rede que tinha um excesso de enxofre. Vamos ver o que se passa", mas de "um modo geral, o combustível que recolhemos tem sido de boa qualidade".
Mas, acrescenta Paulo Carmona, regra geral, "os portugueses podem estar descansados" com os combustíveis com que abastecem os seus automóveis. "São combustíveis que cumprem as normas", remata.