Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fecho dos mercados: Bolsas, juros e euro recuam à espera da Fed e Grécia

A Bolsa de Lisboa caiu, em linha com as principais praças europeias, numa sessão marcada pela incerteza relativamente ao acordo com a Grécia e pela expectativa do resultado da reunião da Reserva Federal dos EUA.

A carregar o vídeo ...
Three Things That Are Moving Today's Markets
17 de Junho de 2015 às 17:09
  • 1
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 caiu 0,82% para 5.583,60 pontos

Stoxx 600 caiu 0,37% para 384,07 pontos

S&P 500 valoriza 0,09% para 2.098,09 pontos

"Yield" a 10 anos de Portugal recua 5,2 pontos base para 3,161%

Euro recua 0,02% para 1,1246 dólares

Petróleo avança 0,33%, para 63,91 dólares por barril, em Londres

 

Bolsa de Lisboa desvaloriza em linha com a Europa

A bolsa de Lisboa encerrou esta quarta-feira a recuar 0,82%, acompanhando a tendência de quedas nas principais praças europeias, numa sessão novamente marcada pela incerteza em relação à situação da Grécia. O BCP, a Jerónimo Martins e o BPI foram as cotadas que mais pressionaram o PSI-20. O BCP recuou 2,84% para 0,0788 euros, na sessão seguinte à entrada em bolsa das novas acções do banco, resultantes da troca de dívida. A Jerónimo Martins caiu 2,18% para 11,895 euros. O BPI liderou as perdas, ao cair 6,36% para 1,236 euros, após ser rejeitada a desblindagem dos estatutos, condição de sucesso para a oferta pública de aquisição (OPA) pelo CaixaBank.

 

Juros aliviam pela segunda sessão

Os juros da dívida portuguesa estão a recuar no mercado secundário, na sessão em que Portugal pagou mais para se financiar em 750 milhões de euros através da emissão de títulos de dívida de curto prazo. A "yield" das obrigações a 10 anos está a recuar 5,2 pontos base para 3,161%.

 

A dívida portuguesa acompanha assim a tendência das obrigações da Zona Euro, com excepção das "bunds" alemãs que negoceiam em tendência contrária. O prémio de risco que os investidores pagam para apostar na dívida portuguesa em detrimento da alemã está, por isso, a diminuir para 233,7 pontos base.

 

Euribor estabiliza em mínimo histórico

A Euribor a três meses estabilizou no actual mínimo histórico. A taxa, que constitui um importante indexante nos créditos à habitação em Portugal, está inalterada em -0,014% há seis sessões consecutivas. A Euribor a um mês ficou também inalterada esta quarta-feira em -0,064%.

 

Euro recua ligeiramente à espera da Fed

O euro está a recuar 0,01% para 1,1247 dólares, abaixo da fasquia dos 1,13 dólares. Os investidores esperam mais informações sobre a possível data de subida da taxa de juro nos EUA, após a conclusão da reunião da Reserva Federal (Fed) esta tarde e sobre o desenvolvimento das negociações entre a Grécia e os credores internacionais.

 

Petróleo sem tendência definida

O petróleo está a negociar sem tendência definida nos mercados internacionais esta quarta-feira. O Brent do Mar do Norte, negociado em Londres, está a avançar 0,35% para 63,92 dólares. Em Nova Iorque, o petróleo está novamente a cotar abaixo dos 60 dólares, após um relatório governamental revelar que as reservas de matéria-prima subiram e as refinarias abrandaram o ritmo das operações, ao contrário do que era esperado.

 

Ouro recua antes da Fed

O ouro está a recuar 0,44% para 1178,73 dólares por onça, enquanto a Reserva Federal (Fed) dos EUA está reunida. Os investidores estão à espera do comunicado e do discurso de Janet Yellen no final da reunião para obter mais indicações sobre a data em que o banco central irá subir as taxas de juro pela primeira vez desde 2006. Uma subida da taxa de juro torna o investimento no metal precioso menos atractivo.

 

Destaques do dia

 

Tsipras vai assumir a responsabilidade do "grande não" aos credores. O primeiro-ministro grego diz que, sem uma proposta viável, o seu Governo vai assumir a responsabilidade de recusar um acordo com os credores e dizer "o grande não" à continuação das políticas "catastróficas" para a Grécia.

 

Banco central da Grécia avisa que falta de acordo vai conduzir à saída do euro e da União Europeia. A autoridade liderada por Yannis Stournaras avisa que um falhanço nas negociações dará início a um percurso "doloroso" que deverá culminar na saída não só do euro, mas também da UE. E lembra que a falta de confiança já provocou a retirada de 30 mil milhões de euros dos bancos gregos desde Outubro.

 

Portugal coloca o mínimo em leilão de curto prazo com taxas mais altas. Portugal pagou mais para se financiar em 750 milhões de euros através de títulos de dívida de curto prazo. A taxa na dívida com maturidade em 2016 subiu para 0,16%, acima dos 0,015% registados na última operação em Abril.

 

Recusa da desblindagem atira acções do BPI a valor mais baixo desde anúncio da OPA. Os títulos do Banco BPI estavam a negociar em alta esta quarta-feira mas logo passaram para terreno negativo, caindo 4% depois de rejeitada a alteração dos estatutos essencial para a OPA do CaixaBank.

 

 

O que vai acontecer amanhã

 

Eurogrupo. Os ministros das Finanças da Zona Euro reúnem-se no Luxemburgo.

 

Dinamarca. Eleições legislativas antecipadas.

 

BCE. Boletim económico do Banco Central Europeu.

 

INE. Síntese Económica de Conjuntura, em Maio.

 

INE. Índices de Preços na Produção Industrial, em Maio.

 

EUA. Índice de preços no consumidor, em Maio [anterior: -0,2%; estimativa: 0,0%].

 

Banco Central da Suíça. Banco Nacional da Suíça decide sobre a revisão da taxa de juro.

Ver comentários
Saber mais fecho dos mercados bolsas câmbios euro dólar petróleo Fed juros Euribor Grécia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio