Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fecho de mercados: Bolsas recuperam e juros aliviam à espera de cimeira. Euro e petróleo perdem terreno

As bolsas do Velho Continente estiveram a recuperar esta sexta-feira, com os investidores confiantes que a cimeira de emergência agendada para segunda-feira possa resultar num desenlace positivo para a Grécia. Os juros estiveram a aliviar, enquanto o petróleo e o euro seguem no vermelho.

19 de Junho de 2015 às 17:09
  • 1
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 subiu 0,69% para 5.621,63 pontos

Stoxx 600 avançou 0,48% para 386,07 pontos

S&P 500 desliza 0,12% para 2.118,68 pontos

"Yield" a 10 anos de Portugal recua 7,2 pontos base para 3,041%

Euro desce 0,19% para 1,1338 dólares

Petróleo cai 2,41%, para 62,71 dólares por barril, em Londres

 

Galp patrocina valorização do PSI-20

A bolsa lisboeta terminou a última sessão a valorizar, com a praça lisboeta a seguir a recuperação da maioria das congéneres europeias. A sustentar a subida das bolsas esteve a expectativa que a Grécia possa chegar a um acordo com os líderes europeus na cimeira de segunda-feira, depois de várias semanas de negociações frustradas.

 

O PSI-20 somou 0,69%, numa sessão em que a Galp Energia foi a principal responsável pela subida da bolsa portuguesa. A petrolífera escalou 2,05%, para 10,94 euros, apesar da correcção dos preços do petróleo. Mas quem se destacou com a valorização mais expressiva foi a Pharol. A antiga PT disparou 15,75%, para 46,3 cêntimos, a recuperar dos mínimos renovados recentemente. A travar maiores quedas esteve o BPI. O banco caiu 9,05%, para 1,145 euros, depois do CaixaBank ter retirado a sua OPA sobre o BPI.

 

"Yield" portuguesa volta a aliviar

O juros das Obrigações do Tesouro a 10 anos aliviou pela quarta sessão consecutiva, com a "yield" a corrigir de máximos de Outubro. O juro recuou 7,2 pontos base, para 3,041%, com os investidores a aguardarem pela reunião de líderes europeus da próxima segunda-feira, na expectativa que sejam feitos avanços nas negociações com a Grécia.

 

Euribor inalterada pela oitava sessão

A Euribor a três meses manteve-se inalterada. Trata-se já da oitava sessão em que o indexante permaneceu estabilizado em mínimos históricos, nos -0,014%. A taxa continua a transaccionar em valores negativos, a reflectir a política monetária de estímulos do BCE, que deverá manter-se pelo menos até Setembro de 2016.

 

Impasse grego castiga euro

O impasse grego manteve a moeda europeia pressionada face às principais divisas mundiais. O euro cai 0,19% para 1,338 dólares, com os investidores à espera de novos desenvolvimentos em torno da crise grega, depois de o primeiro-ministro helénico, Alexis Tsipras, ter adiantado que está confiante que "haverá uma solução" para a Grécia.

 

Petróleo cai mais de 2% em Londres

A matéria-prima está a negociar no vermelho esta sexta-feira. O Brent, negociado em Londres, recua 2,41%, para 62,71 dólares por barril, com o ouro negro a ser pressionado pela subida do dólar, um movimento que torna menos atractivo o investimento em matérias-primas. Além da evolução cambial, o petróleo continua a ser penalizado pelo excesso de produção da matéria-prima no mercado.

 

Ouro com maior subida semanal desde meados de Maio

O ouro prepara-se para fechar a semana com uma subida de 2,1%. Trata-se da maior valorização semanal desde 15 de Maio, com os investidores a reforçarem a aposta no metal precioso, perante o clima de instabilidade que domina a negociação nos mercados financeiros. Os futuros do ouro avançam 0,1%, para 1.203,50 dólares por onça, no mercado nova-iorquino.

 

Destaques do dia

Bolsa grega desliza e juros disparam na semana apesar do alívio da última sessão. A semana foi de grande nervosismo nos mercados financeiros em torno da Grécia. O impasse nas negociações entre Atenas e os credores foi determinante para a queda acentuada da bolsa e a subida expressiva dos juros no acumulado da semana, isto apesar de ter havido um alívio de pressão nas duas últimas sessões.

 

Avanza ganha Carris e Metro de Lisboa. O grupo espanhol ficou classificado em primeiro lugar no relatório preliminar do júri do concurso para a subconcessão das duas empresas de transporte público de Lisboa, representando a sua proposta uma poupança de 25 milhões de euros por ano para o Estado.

 

BPI desce 9% mas ainda não anulou ganhos obtidos com anúncio da OPA. O Banco BPI continua a perder valor depois de o CaixaBank ter confirmado o fim da proposta de compra. A alternativa em cima da mesa, uma eventual fusão com o BCP, não está a sustentar a cotação.

 

"Portugal não será apanhado pela incerteza" em torno da Grécia, garante Passos. O trabalho que foi feito pelo Governo permite encarar a situação de turbulência na Grécia com confiança e resiliência, especialmente devido à almofada financeira que chega para "muito tempo". 

 

BCE aumenta fundos disponíveis para os bancos gregos. De forma a evitar uma crise bancária e compensar a forte retirada de depósitos dos bancos gregos, o BCE decidiu, pela segunda vez esta semana, aumentar a linha de liquidez de emergência para a banca.

 

O que vai acontecer na segunda-feira

 

Banco de Portugal. Divulga boletim estatístico.

 

Zona Euro. Reunião de emergência dos líderes europeus para debater situação da Grécia.

 

EUA. Compra de casas usadas, em Maio.

 

Zona Euro. Eurostat divulga confiança dos consumidores, em Junho.

Ver comentários
Saber mais bolsas acções dívida euribor euro yields ouro PSI-20
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio