Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura de mercados: Impasse na Grécia penaliza bolsas europeias. Euro e petróleo em queda

Após um encontro de mais de quatro horas com Jean-Claude Juncker, Alexis Tsipras revelou aos jornalistas que o seu governo não vai aceitar as propostas apresentadas por Bruxelas. Os dois responsáveis voltam a encontrar-se esta sexta-feira. O impasse entre Atenas e os credores volta a penalizar os mercados bolsistas.

Bloomberg
Negócios 04 de Junho de 2015 às 08:33
  • 3
  • ...

Os mercados em números
PSI-20 perde 0,26% para 5.921,39 pontos

Stoxx 600 cai 0,68% para 393,24 pontos

Nikkei valorizou 0,07% para 20.488,19 pontos

"Yield 10 anos de Portugal recua 1,4 pontos base para 2,861%

Euro recua 0,11% para 1,1262 dólares

Petróleo cai 0,35% para 59,43 dólares por barril

Impasse grego penaliza bolsas
Os mercados bolsistas do Velho Continente negoceiam esta quinta-feira em terreno negativo após uma reunião, inconclusiva, entre Alexis Tsipras e Jean-Claude Juncker. Após estar reunido com o presidente da Comissão Europeia durante mais de quatro horas, Tsipras revelou aos jornalistas que o seu governo não irá aceitar as propostas apresentadas por Bruxelas. O primeiro-ministro grego afirmou mesmo que "as únicas propostas realistas em cima da mesa são as gregas". 

Segundo o jornal grego Kathimerini, os dois responsáveis vão voltar a encontrar-se esta sexta-feira, dia em que a Grécia precisa de reembolsar cerca de 300 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional.  

Na bolsa nacional, 15 das 18 cotadas negoceiam em terreno negativo, sendo que são os títulos da banca e da Galp Energia que mais penalizam o PSI-20.

Juros da dívida em queda ligeira na periferia da Zona Euro
Apesar do impasse nas negociações entre Atenas e os credores internacionais, os juros da dívida dos países periféricos do euro estão em queda em todas as maturidades. Em Portugal, a yield da dívida a 10 anos cai 1,4 pontos base para 2,861%, enquanto em Atenas os juros da dívida a dois e a quatro anos registam quedas superiores a 30 pontos base.

 

Euro perde terreno face ao dólar

A moeda europeia perde terreno face à divisa norte-americana numa altura em que continua o impasse entre Atenas e os credores internacionais. O euro cai 0,11% para 1,1262 dólares.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, estiveram reunidos esta quarta-feira, em Bruxelas, mas tal como já era esperado nenhum acordo saiu desta reunião. 

 

Petróleo negoceia abaixo dos 60 dólares nos Estados Unidos

O preço da matéria negoceia no valor mais baixo da última semana em vésperas do encontro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) em Viena. Todos os analistas contactados pela agência Bloomberg esperam que a organização mantenha, mais uma vez, os níveis de produção inalterados.

A pressionar o preço da matéria-prima estão também as mais recentes declarações do Irão, um dos membros da OPEP. O país está preparado para inundar o mercado com mais um milhão de barris por dia, se as sanções económicas internacionais forem levantadas na sequência do acordo nuclear.

 

O WTI, negociado em Nova Iorque, perde 0,02% para 59,63 dólares e o barril de Brent, transaccionado em Londres e referência das importações portuguesas, perde 0,11% para 63,73 dólares.  

 

Ouro perde terreno pelo segundo dia consecutivo

A matéria-prima cai pelo segundo dia consecutivo e negoceia perto do valor mais baixo das últimas três semanas (1.183,66 dólares por onça). Os investidores aguardam pela divulgação de dados económicos nos Estados Unidos referentes ao mercado laboral. As previsões indicam que a economia norte-americana criou 226 mil novos postos de trabalho em Maio e que a taxa de desemprego permaneceu estável nos 5,4%, o nível mais baixo desde Maio de 2008. 

 

Destaques do dia 

Investidores viram-se para o imobiliário com o turismo na mira. A recuperação que parece ter chegado ao sector mais fustigado pela crise não se deve ao sector público. São os privados quem mais investe em casas novas e velhas.

 

Jorge Jesus troca Benfica pelo Sporting. A notícia foi avançada por vários meios de comunicação social e promete agitar o futebol português. Jorge Jesus, que ganhou três campeonatos na Luz, vai rumar a Alvalade e Rui Vitória deverá ser o próximo treinador dos encarnados.

 

Crédito está a subir, mas longe da euforia pré-troika. As famílias portuguesas estão a gastar mais. Para isso tem contribuído o aumento do financiamento em todos os segmentos. Os economistas acreditam que a tendência deverá manter-se, mas de forma mais ponderada do que antes.

 

Troika regressa esta quinta-feira com nova cara na Comissão. Começa hoje a segunda visita de vigilância pós-programa da troika, com um novo chefe de missão na Comissão Europeia: um economista espanhol, de 61 anos, especialista em temas orçamentais e ex-chefe de gabinete de Joaquín Almunia.

 

Conversações com a Grécia vão prosseguir. O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, reuniram-se na quarta-feira à noite para limarem arestas rumo a um acordo de Atenas com os seus credores.

 

O que vai acontecer hoje

 

Banco de Inglaterra. Conclusão da reunião do Comité de Política Monetária, com anúncio da decisão relativa à taxa de juro de referência e às compras de activas.

 

Emprego nos EUA. São revelados os pedidos de subsídio de desemprego continuados, na semana terminada a 23 de Maio, mas também os novos pedidos de subsídio de desemprego, na semana terminada a 30 de Maio.

 

Zona Euro. Índice de gestores de compras (PMI) da Markit para o retalho, em Maio - estimativa final [anterior: 49,5 pontos].

Ver comentários
Saber mais Alexis Tsipras Jean-Claude Juncker Grécia Fundo Monetário Internacional Galp Energia Zona Euro Atenas OPEP Irão Nova Iorque Londres Ouro Comissão Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio