Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo afunda mais de 2% perante possibilidade da OPEP manter quotas

A 24 horas da reunião da OPEP, os mercados acreditam que a organização venha a manter o seu actual nível de produção. A pressionar os preços também estão as intenções do Irão e do Iraque de aumentarem as suas exportações.

A carregar o vídeo ...
Is OPEC Planning to Keep Up Oil Production?
04 de Junho de 2015 às 16:33
  • ...

A 24 horas da reunião dos países produtores de petróleo, o petróleo afunda mais de 2% nos mercados internacionais. O preço do barril está a ser pressionado com a especulação que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai decidir manter a sua quota de produção.

O preço do barril de Brent está a recuar 2,30% para 62,33 dólares em Londres, enquanto o West Texas Intermediate desce 2,23% para 58,31 dólares em Nova Iorque na sessão desta quinta-feira, 4 de Junho.

"Não penso que venha a sair nenhuma surpresa da reunião da OPEP", disse à Bloomberg o analista Michael Hiley da LPS Partners. "O Iraque continua a aumentar a sua produção, aumentando a oferta, mas a procura é ainda desconhecida".

Dos analistas consultados pela Bloomberg, 33 de um total de 34 consideram que a organização vai manter os seus actuais níveis de produção.

O crude também está a ser pressionado pela intenção do Iraque, o segundo maior produtor da OPEP, de aumentar as suas exportações em 100 mil barris por dia, disse o ministro iraquiano do Petróleo, Adel Abdul Mahdi na quarta-feira.

Ao mesmo tempo, o Irão sinalizou esta semana que pretende aumentar os seus níveis de produção se as sanções internacionais forem levantadas nos próximos meses. Teerão tem três semanas para chegar a acordo com seis potências mundiais sobre o seu programa nuclear, para poder aumentar a produção e exportação de crude. Neste âmbito, o Governo iraniano já avisou que a OPEP vai ter de arranjar forma de abrir espaço nas suas quotas para o seu aumento de produção.

Num momento em que o consumo abranda, a manutenção das quotas de produção de petróleo da OPEP insere-se na estratégia da Arábia Saudita, o maior produtor mundial, de manter a sua quota de mercado face ao aumento de produção nos Estados Unidos, a partir do petróleo de xisto.

A OPEP é responsável pela produção de 40% do petróleo mundial. Actualmente, os seus 12 membros estão a produzir 31,58 milhões de barris diários, com a OPEP a ultrapassar em Maio a sua quota de produção pelo 12º mês consecutivo. 

Ver comentários
Saber mais Organização dos Países Exportadores de Petróleo OPEP Irão Iraque Arábia Saudita Estados Unidos economia negócios e finanças energia petróleo e gás (extração)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio