Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP aumenta estimativa de petróleo que necessita de produzir

A produção de petróleo na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) continuou excedentária em Março, mostra o relatório da organização, publicado esta quinta-feira.

Reuters
16 de Abril de 2015 às 13:08
  • ...

A produção de petróleo aumentou, em Março, na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), impulsionada pela Arábia Saudita, mostra o relatório da organização publicado esta quinta-feira, um dia após a Agência Internacional de Energia reportar a mesma tendência. A OPEP reviu em baixa o aumento de produção nos países fora do cartel em 2015, levando ao aumento da estimativa para a produção necessária nos países membros da organização.

 

Segundo os dados fornecidos pelo país à OPEP, a Arábia Saudita aumentou a produção de crude em 658,8 mil barris por dia em Março, para um total médio de 10,294 milhões de barris diários. Os dados da OPEP compilados a partir de "fontes externas" mostram, contudo, um aumento inferior em cerca de metade: mais 364 mil barris por dia, para um total de 10,01 milhões de barris diários. O Iraque foi o segundo país a adicionar mais produção, ainda assim muito inferior ao total da Arábia Saudita, que lidera o cartel. A produção subiu em 318,8 mil barris por dia para 3,63 milhões.

 

No total dos membros da OPEP, a produção aumentou em 811 mil barris por dia para 30,79 milhões. Estes números são ligeiramente inferiores às estimativas publicadas ontem pela Agência Internacional de Energia (AIE). A AIE reportou um aumentou de 890 mil barris por dia para 31,02 milhões na OPEP.

 

A OPEP, que declarou em Novembro de 2014 que não iria abrandar a produção, apesar do excedente de oferta no mercado, em defesa da sua quota de mercado, reviu em baixa as suas estimativas de produção de petróleo para fora do grupo em 2015. Parte significativa dessa redução vem dos EUA, que estão a investir na extracção de petróleo de xisto, uma tecnologia cara, cuja atractividade diminui com a queda dos preços do petróleo no mercado internacional, pressionados pela oferta excedentária.

 

Com a revisão das estimativas de produção nos países fora do cartel, a OPEP aumentou a previsão da quantidade de petróleo que precisa produzir, para uma média de 29,3 milhões de barris por dia. A produção em Março continua assim acima do necessário, segundo os cálculos da organização.

 

O preço do petróleo está a cair esta quinta-feira nos mercados internacionais, após a escalada na sessão anterior. Em Nova Iorque, o West Texas Intermediate (WTI) cai 1,61% para 55,48 dólares, após ter atingido na quarta-feira o valor mais elevado de 2015. Chegou a avançar 6,38% para 56,60 dólares. Em Londres, o Brent que serve de referência para a Europa, recua esta quinta-feira 1,55% para 62,34 dólares por barril, após ter atingido esta manhã o máximo de 2015, ao cotar nos 63,29 dólares.

Ver comentários
Saber mais OPEP petróleo WTI Brent Arábia Saudita
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio