Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo afunda. Então, porque vai subir a gasolina?

Vêm aí mexidas nos preços dos combustíveis. A partir da próxima semana o gasóleo deverá registar uma ligeira redução, mas a gasolina vai ficar mais cara. Isto apesar do petróleo ter afundado na semana.

Bloomberg
05 de Junho de 2015 às 16:52
  • ...

Os preços dos combustíveis vão sofrer alterações nos postos de abastecimento nacionais, no arranque da próxima semana. O gasóleo, o mais utilizado pelos portugueses, vai ficar mais barato, mas quem tem automóveis a gasolina deverá contar com até mais um cêntimo por cada litro. É que apesar da queda do petróleo nos mercados, a chegada do tempo quente tende a "aquecer" os preços.

 

Os cálculos realizados pelo Negócios apontam para uma descida em torno de meio cêntimo por litro no caso do "diesel", fruto da queda de 1,4% na cotação média semanal deste combustível nos mercados já em euros. O valor da tonelada métrica encolheu de 531 para 523 euros, acompanhando a tendência registada nas cotações do petróleo, a matéria-prima que lhe serve de base.

 

O barril de petróleo afundou mais de 4%, no acumulado desta semana, interrompendo a maior série de ganhos semanais desde que há registo. Caiu para 57,88 dólares nos EUA, reduzindo para 61,77 dólares em Londres. Um desempenho que não evitou, contudo, que a cotação da gasolina registasse uma valorização de mais de 2%. O preço da tonelada métrica subiu de 615 para 628 euros.

 

Esta subida, que deverá levar o litro da gasolina a subir até um cêntimo, traduz a crescente procura por este combustível no mercado norte-americano em que a generalidade dos automóveis são a gasolina, ao contrário do que acontece na Europa. A procura está a travar as reservas, colocando assim pressão nos preços. Com passar dos dias do calendário, rumo ao Verão, a pressão nos preços deste combustível deverá acentuar-se.

 

Aí arranca a chamada "driving season", em que mais norte-americanos utilizam os seus carros para realizarem viagens rumo aos seus destinos de férias, sendo que só mais para Setembro ou Outubro a pressão passa para o lado do gasóleo, com a procura deste para aquecimento das habitações.

Ver comentários
Saber mais EUA energia combustíveis gasolina gasóleo preços litro postos abastecimento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio