Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

IEAA: Gás de xisto dos EUA potencia "hub" de energia em Portugal

Portugal pode tornar-se uma nova porta para a entrada de energia na Europa, beneficiando da revolução do gás de xisto nos Estados Unidos, diz a International Association for Energy Economics (IAEE).

24 de Setembro de 2015 às 12:50
  • ...

A localização estratégica de Portugal vai conferir-lhe um papel de destaque na evolução da revolução do xisto dos Estados Unidos. Esta é a convicção da International Association for Energy Economics (IAEE) - Associação Internacional de Economia da Energia -, que vê em Portugal um "hub" de gás natural para a Europa.

A Península Ibérica "pode tornar-se uma nova porta para a energia na Europa", disse o presidente da IAEE, Gurkan Kumbaroglu, numa conferência sobre energia e economia ambiental, na Universidade de Aveiro. Gurkan Kumbaroglu indicou que Portugal e a Turquia, no extremo ocidental e oriental da Europa, respectivamente, são os dois países que estão a evoluir mais rapidamente nesse sentido.

Os Estados Unidos têm aumentado a aposta na exploração do gás de xisto, a par do petróleo de xisto, reconquistando um lugar de liderança na produção de energia, que "tem efeitos nos balanços energéticos por todo o mundo", disse Kumbaroglu. "As perspectivas de diversificação da oferta e da concorrência representam esperança para o futuro dos preços da energia" na Europa. E podem trazer ganhos económicos para Portugal. "A Península Ibérica pode vir a ter a energia como uma nova fonte potencial de rendimento’’, disse Gurkan Kumbaroglu.

Portugal terá uma filial da IAEE, acrescentou o presidente da plataforma especializada em questões de energia, numa perspectiva económica. "Participámos nas actividades de criação da Associação Portuguesa de Economia de Energia (APEEN) onde foram lançadas as bases para a filial Portuguesa da IAEE’’, disse Kumbaroglu. A APEEN será presidida por Jorge Vasconcelos, antigo presidente da Entidade Reguladora de Serviços Energéticos. 
Ver comentários
Saber mais gás de xisto energia Associação Internacional de Economia da Energia IAEE Gurkan Kumbaroglu
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio