Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Paulson aposta na banca grega e acredita na recuperação da Grécia

John Paulson, gestor de fundos conhecido por ter feito fortuna com o colapso do sistema imobiliário americano, em 2007 – o famoso “subprime” – está a investir na banca grega, considerando que a economia helénica está em recuperação e que o sistema financeiro não foi “o” problema da Grécia, tendo sido uma das vítimas da má gestão grega.

Bloomberg
Negócios 07 de Outubro de 2013 às 18:37
  • 3
  • ...

“A economia grega está a melhorar, o que deve beneficiar o sector bancário”, afirmou Paulson ao “Financial Times”, confirmando que o seu fundo, o Paulson & Co, tem participações substanciais em dois bancos gregos: o Piraeus e o Alpha. “Estão [ambos] muito bem capitalizados e preparados para a recuperação com uma boa gestão”, adiantou o responsável.

 

Ambas as entidades passaram por uma reestruturação financeira depois da crise financeira ter assolado o país, estando nesta altura a conseguir emergir da situação delicada em que estiveram. O “Financial Times” realça mesmo que o Piraeus e o Alpha Bank têm sido vistos como os activos financeiros mais atractivos depois da recapitalização que fizeram este ano.

 

O jornal adianta que o fundo de Paulson não é o único a estar a investir, “de forma agressiva”, nos bancos gregos, havendo outros hedge funds (fundos de cobertura de risco) que estão a entrar no capital destas instituições.

 

Uma das razões que justifica esta tomada de posições por parte de fundos internacionais está relacionada com a redução de risco do próprio sistema financeiro. O FT destaca que, ao contrário de Espanha e Irlanda, onde os problemas do sistema bancário causaram uma crise, os bancos gregos foram uma das vítimas da má gestão económica do país, uma vez que tiveram de assumir perdas avultadas com a reestruturação da dívida soberana.

Ver comentários
Saber mais John Paulson Grécia banca grega hedge funds
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio