Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Subidas superiores a 1% na Cimpor e Sonae permitem ganhos na bolsa

A Euronext Lisbon seguia a valorizar impulsionada pelas valorizações acima de 1% da Cimpor e da Sonae SGPS. O PSI-20 apreciava 0,31%, numa altura em que as restantes praças europeias seguiam mistas.

15 de Julho de 2005 às 12:50
  • ...

A Euronext Lisbon seguia a valorizar impulsionada pelas valorizações acima de 1% da Cimpor e da Sonae SGPS. O PSI-20 apreciava 0,31%, numa altura em que as restantes praças europeias seguiam mistas.

O principal índice nacional [psi20] apreciava para os 7.490,15 pontos, com 10 títulos a subir, cinco a cair e cinco inalterados. Na Europa o cenário era misto, com os índices a marcarem variações próximas de zero, à espera dos indicadores económicos que serão hoje divulgados nos Estados Unidos.

«O valor do PSI-20 não tem mexido» muito, disse Pedro Correia da Silva, operador da Título, acrescentando que tem havido «falta de notícias e de interesse». Portugal «não acompanhou» os ganhos das restantes praças europeias, «costumamos antecipar o que vai acontecer na Europa e espera-se uma correcção», o que poderá justificar o facto de não haver grandes compras no mercado nacional.

«Não há dinheiro a circular em Portugal e com o período de férias ainda é pior», referiu o mesmo operador, apesar de acrescentar que o início da «earning season» (época de resultados), que começa na próxima semana com o Banco Comercial Português, pode animar o mercado português.

O Banco Comercial Português (BCP) [bcp] valorizava 0,48% para os 2,10 euros, enquanto o Banco BPI [bpin] descia 0,63% para os 3,17 euros, depois do banco ter anunciado que comprou, com carácter transitório, 19,05% do capital da Corporação Industrial do Norte, depois de ter adquirido em bolsa um lote de 4.763.537 acções da empresa de tintas, por 26,2 milhões de euros.

O Banco Espírito Santo (BES) [besnn] recuperava e subia 0,32% para os 12,64 euros.

A Cimpor [cimp] valorizava pela segunda sessão consecutiva, ao subir 1,78% para os 4,57 euros, depois de ter perdido mais de 3% nas duas sessões anteriores.

A Sonae SGPS [son], que recupera da queda de ontem, subia 1,77% para os 1,15 euros, apesar do Millennium bcp ter descido o preço-alvo da Sonae em 7% para os 1,39 euros, a reflectir o «downgrade» feito na semana passada à participada Sonaecom. O banco de investimento continua a recomendar a compra da SGPS, mas diz que 2005 será um ano difícil em termos de resultados. A Sonaecom [snc] seguia inalterada nos 2,95 euros.

A Energias de Portugal (EDP) [edp] ganhava 0,48% para os 2,09 euros. A alienação da Comunitel pela Oni, participada da Energias de Portugal (EDP), implica um ganho de 150 milhões de euros, segundo o BPI. Dada a participação de 56,61% detida pela EDP, o ganho para a eléctrica será de 85 milhões de euros, um valor que tem um impacto positivo de 1,1% no preço-alvo da empresa.

A Portugal Telecom (TP) [ptc] subia 0,25% para os 7,97 euros. A PT e a Telefónica podem vir a aumentar a posição accionista nas participadas brasileiras através da capitalização de créditos fiscais e sem necessitar, por isso, de realizarem investimentos adicionais.

A notícia é avançada hoje pelo «CincoDias», com o jornal espanhol a referir que se os accionistas minoritários da Telesp Celular, Tele Centro Oeste (TCO) e outras participadas da Vivo não acorrerem ao aumento de capital, os 133 milhões de euros de créditos fiscais detidos pela Telefónica e PT serão convertidos em acções.

A Corticeira Amorim [cor] perdia 0,85% para os 1,16 euros. A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) está a analisar a entrada do Deutsche Bank na estrutura accionista da Corticeira Amorim, noticiou hoje o Jornal de Negócios.

A Novabase [nba] valorizava 0,17% para os 5,89 euros, mesmo depois do Milllennium bcp investimento ter reduzido o preço-alvo da Novabase para 6,50 euros por acção e reviu em baixa a recomendação de «comprar» para «neutral», pois a empresa não parece atractiva quando comparada com outras companhias tecnológicas.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio