Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sexta semana de quedas na bolsa nacional com banca a pressionar

A Euronext registou a sexta semana consecutiva de quedas, acompanhando o sentimento negativo das principais praças europeias devido à evolução do petróleo e possibilidade de subida dos juros. Pressionado pela banca o PSI-20 recuou 0,8%, com a ParaRede a r

28 de Maio de 2004 às 18:32
  • ...

A Euronext registou a sexta semana consecutiva de quedas, acompanhando o sentimento negativo das principais praças europeias devido à evolução do petróleo e possibilidade de subida dos juros. Pressionado pela banca o PSI-20 recuou 0,8%, com a ParaRede a registar a maior queda, enquanto a Jerónimo Martins liderou os ganhos.

O PSI-20 [PSI-20] está assim a recuar há seis semanas seguidas, período em que deslizou 6%, estando agora com um ganho anual mais reduzido de 6,62%. Em Fevereiro do ano passado o índice nacional esteve sete semanas consecutivas a cair, registo que poderá ser repetido se a próxima semana voltar a ser negativa na Euronext Lisbon.

Nas últimas cinco sessões seis títulos acumularam um saldo positivo, três ficaram inalterados e os restantes 11 perderam valor. O preço do petróleo e as perspectivas sobre a evolução das taxas de juro continuaram a marcar os mercados accionistas.

A maior queda semanal foi protagonizada pela ParaRede [para], na semana em que começaram a ser negociados em bolsa os direitos para acorrer ao aumento de capital. As acções da companhia liderada por Paulo Ramos desceram 5,26% e os direitos terminaram nos 2 cêntimos, o mesmo valor a que começaram a ser transaccionados.

Já a maior subida do índice pertenceu à Jerónimo Martins [jmar], que cresceu 7,21%, depois de ter anunciado que a operação de aumento de capital vai ter início a 11 de Junho e que o encaixe de 150 milhões de euros está garantido, pois o accionista maioritário comprometeu-se a subscrever a sua parte e o BCPI tomou firme o resto da colocação.

A banca foi quem mais pressionou o PSI-20, com o Banco Comercial Português [bcp] a cair 2,06%, o Banco BPI [bpi] a desvalorizar 1,64% e o Banco Espírito Santo [besnn] em queda de 1,46%.

Ainda a pressionar o índice estiveram outros títulos com elevada posição no índice, como a Sonae SGPS (3,41%), PT Multimédia (1,43%) e a Portugal Telecom (0,83%). Já as acções da Sonaecom [snc], Brisa [brisa] e EDP [edp] conseguiram impedir que a queda do índice fosse de maior dimensão, ao apresentarem subidas de 2,03%, 1,79% e 0,45%, respectivamente.

Naquela em que terá sido uma das melhores semanas para o Futebol Clube do Porto, a nível desportivo, com a conquista da Liga dos Campeões, as acções da SAD do clube [fcpa] depreciaram 5,95% para os 3 euros, o valor mais baixo deste ano.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio