Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Mulheres ainda são uma minoria na administração das empresas

As mulheres ocupavam em 2014 menos de 10% dos cargos de administração nas cotadas portuguesas, sendo que num elevado número de sociedades nenhum dos administradores era do sexo feminino.

11 de Março de 2016 às 17:55
  • ...

As mulheres continuam a estar pouco representadas nos órgãos de administração das cotadas portuguesas. Em 422 cargos de administração, apenas 40 eram ocupados por mulheres em 2014, segundo a CMVM.


Num momento em que se debate a introdução de quotas para mulheres em determinados cargos, a a representação do sexo feminino em cargos de liderança nas cotadas nacionais não vai além de 9,5%. De acordo com o relatório sobre o governo das sociedades da CMVM, relativo a 2014, em 19 das 43 sociedades analisadas não havia nenhuma mulher na administração.


"Das 24 sociedades cujo órgão de administração incluía pelo menos uma mulher, 11 integravam o PSI20, duas pertenciam ao sector financeiro e 18 adoptaram o modelo Latino", adianta o mesmo documento. Maria Celeste Hagatong (na foto), da comissão executiva do BPI, é um dos exemplos. 


De acordo com a CMVM, nestas 24 sociedades, a representação feminina era, em média, de 17%, variando entre 5% e 44%.

Ver comentários
Saber mais CMVM governo das sociedades cotadas deveres de informação cumprimento recomendações mulheres administradores administração PSI-20 bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio