Notícia
Só 5% dos administradores não acumulam cargos noutras empresas
A maioria dos gestores que ocupa cargos nas administrações das cotadas nacionais ocupa outras funções em simultâneo noutras empresas, revela relatório da CMVM.
A acumulação de cargos nos conselhos de administração de várias empresas continua a ser uma realidade no mercado português. Cerca de 95% dos membros da administração de sociedades cotadas ocupava, em 2014, funções noutras empresas, adianta o Relatório Anual sobre o Governo das Sociedades Cotadas em Portugal, da CMVM, publicado esta sexta-feira, 11 de Março.
"Em termos de funções exercidas em várias sociedades, apenas 20 dos 422 cargos nos órgãos de administração eram ocupados por administradores que não exerciam funções em mais nenhuma sociedade", pode ler-se no documento publicado esta tarde.
Das 43 sociedades analisadas, em 31 cotadas a totalidade dos membros do órgão de administração acumulava cargos noutras sociedades, acrescenta a CMVM.
Esta é uma situação recorrente apontada pelo regulador em relatórios anteriores sobre o governo das sociedades. Ainda assim, o caso extremo de um gestor com mais cargos em mãos coube a Miguel Pais do Amaral, que chegou a acumular 73 funções em simultâneo em 2012.