Notícia
Deloitte e KPMG facturaram mais de 70% dos serviços de auditoria
Deloitte, PricewaterhouseCoopers e KPMG concentram os serviços de auditoria no mercado português.
Os serviços de auditoria no mercado nacional continuam concentrados em três grandes empresas do sector. E duas, Deloitte e a KPMG, em 2014, receberam mais de 70% da facturação dos serviços de auditoria realizados junto de empresas cotadas.
De acordo com o Relatório Anual sobre o Governo das Sociedades Cotadas em Portugal, em 2014, houve dez auditores externos a prestar serviços de auditoria às sociedades cotadas. Ainda que a Deloitte e a PricewaterhouseCoopers tenham sido solicitadas pelo maior número de empresas em 2014, com estas duas sociedades a garantirem 67,4% do mercado, foram a Deloitte e a KPMG quem facturou mais com os serviços de auditoria e fiabilidade.
Estas duas auditoras "receberam mais de 70% dos honorários referentes a estas actividades", sendo que "os honorários de serviços de fiscalidade e outros serviços também estão concentrados nestas auditoras (74,8% do total)", refere o documento divulgado esta sexta-feira, 11 de Março.
"A Deloitte & Associados, SROC, SA recebeu 34,6% dos honorários totais cobrados de sociedades cotadas, ao passo que a KPMG & Associados - Sociedade de Revisores e Oficiais de Contas recebeu 32,5% e a PricewaterhouseCoopers & Associados - Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, Lda 21,5%", detalha o relatório. Cinco auditoras receberam individualmente menos de 1% da facturação total.
Em termos de capitalização bolsista, a PricewaterhouseCoopers audita 38,1% da capitalização do mercado regulamentado português, seguida pela KPMG, com 29,6%, e pela Deloitte (15,7%).