Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros das obrigações alemãs voltam a valores negativos

Os investidores tentam proteger-se, refugiando-se em activos considerados mais seguros. Caso disso é a dívida alemã, que está a beneficiar dos receios em torno da Rússia. A "yield" das obrigações a dois anos já esteve esta manhã em valores negativos, pela primeira vez em mais de um ano.

17 - Alemanha
07 de Agosto de 2014 às 13:16
  • 2
  • ...

A taxa de juro implícita nas obrigações alemãs ("bunds") a dois anos está a recuar 0,5 pontos base para 0,004%, tendo chegado a descer esta manhã para uma taxa de -0,004%, no mercado secundário, de acordo com os preços genéricos da Bloomberg. Isto significa que os investidores que compraram as obrigações com um juro negativo estão a aceitar receber menos do que o que investiram.

 

A descida das taxas implícitas nas obrigações alemãs têm vindo a descer nos últimos dias, com os investidores a tentarem proteger-se, apostando em activos considerados de refúgio como o caso das "bunds".

 

Os investidores receiam o impacto do aumento da tensão entre a União Europeia e os EUA com a Rússia, numa altura em que estes têm "trocado" sanções económicas. Em causa está a intervenção na Ucrânia.

 

Além disso, os dados económicos que têm sido divulgados apontam para uma deterioração da economia europeia. Na quarta-feira foi revelado que Itália voltou a entrar em recessão técnica, depois do produto interno bruto (PIB) ter contraído pelo segundo trimestre consecutivo.

 

Os indicadores divulgados pela própria Alemanha também têm contribuído para estes receios, depois de ter sido reportado que as encomendas à indústria alemã caíram, inesperadamente, e que a produção industrial aumentou menos do que o esperado. Sendo que estes dois eventos estão relacionados com os problemas que afectam as relações com a Rússia, já que a Alemanha é o maior parceiro europeu daquele país.

 

Ver comentários
Saber mais Alemanha juros dívida União Europeia EUA Rússia Itália política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio