Notícia
Governo autoriza IGCP a emitir obrigações até 20 mil milhões de euros
A agência que gere a dívida pública nacional já tem luz verde para o plano de financiamento deste ano. No limite, o IGCP poderá emitir até 20 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro. E a emissão de certificados poderá aumentar em quatro mil milhões de euros.
A resolução do Conselho de Ministros que autoriza a emissão de dívida pública foi publicada esta segunda-feira, 8 de Janeiro, em Diário da República. Nesta resolução, o Governo dá luz verde para que o IGCP programe o financiamento do Estado para este ano.
Assim, fica determinado que o IGCP poderá emitir até 20 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro, cuja maturidade não pode exceder os 50 anos, explica o documento publicado. Este valor é superior ao do ano passado, período em que o IGCP admitiu emitir entre 14 e 16 mil milhões de euros através de OT.
Além da emissão de Obrigações do Tesouro, o IGCP fica também autorizado a emitir bilhetes do Tesouro até 17 mil milhões de euros.
Quanto aos Certificados de Aforro e do Tesouro Poupança Crescimento, a agência liderada por Cristina Casalinho está autorizada a emitir até quatro mil milhões de euros.
O IGCP está ainda autorizado a emitir "outra dívida pública fundada", ou seja, de longo prazo, até um montante máximo de 10 mil milhões de euros.
O plano de financiamento de 2018 ainda não é conhecido, devendo ser publicado nos próximos dias pelo IGCP.