Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Evergrande escapa a "default" mas receios mantêm-se

O conglomerado chinês tem conseguido escapar ao incumprimento junto dos credores. Mas há mais pagamentos a expirar até ao final do ano.

11 de Novembro de 2021 às 10:59
  • ...
O grupo Evergrande, um conglomerado do setor imobiliário e da construção chinês, tem conseguido escapar ao incumprimento junto dos seus credores. Mas o risco de "default" ainda não foi totalmente afastado, uma vez que estão prestes a vencer outros pagamentos. 

A empresa chinesa tem "tropeçado" de prazo em prazo dos reembolsos nas últimas semanas, à medida que vai tentando gerir uma dívida de mais de 300 mil milhões de dólares, dos quais 19 mil milhões correspondem a obrigações nos mercados internacionais. 

Embora a Evergrande tenha, até agora, conseguido escapar ao incumprimento, os receios persistem. O grupo ainda tem de pagar, até ao final do ano, mais emissões de dívida que realizou.

O conglomerado tem mais de 255 milhões de dólares de pagamentos de cupões a expirar a 28 de dezembro, refere a Reuters esta quinta-feira. O foco vai estar, por isso, virado para este próximo prazo.

Mas não só. A atenção vai virar também para outras empresas muito endividadas que têm um conjunto de pagamentos a expirar no curto prazo. É o caso da Kaisa Group, que, depois da Evergrande, é a empresa que mais dívida tem, tendo pedido ajuda aos credores esta semana. Tem 59 milhões de dólares em pagamentos de cupões a expirar esta quinta e sexta-feira.

No seguimento do caso Evergrande, várias empresas foram incapazes de cumprir o pagamento aos credores em dólares, alimentando o risco de um incumprimento generalizado a todo o imobiliário. O setor acumula 5 biliões de dólares de dívida na mão dos investidores, como já estimou o banco japonês Nomura Holdings. O valor equivale ao produto interno bruto do Japão, a terceira maior economia do mundo.
Ver comentários
Saber mais Evergrande
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio