Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon inverte tendência e segue a cair

A Euronext Lisbon seguia a cair, alterando a tendência registada durante a manhã, à semelhança do ocorrido com outras praças europeias. O facto de as bolsas dos EUA estarem encerradas e as preocupações em relação a uma subida do petróleo estão a condicion

31 de Maio de 2004 às 12:38
  • ...

A Euronext Lisbon seguia a cair, alterando a tendência registada durante a manhã, à semelhança do ocorrido com outras praças europeias. O facto de as bolsas dos EUA estarem encerradas e as preocupações em relação a uma subida do petróleo estão a condicionar os índices.

O PSI-20 [psi-20] seguia a perder 0,02% para os 7.192,89 pontos, com 11 empresas a cair, sete inalteradas e duas a subir.

As bolsas dos EUA não negoceiam hoje, devido às celebrações do «Memorial Day», feriado que homenageia os veteranos da Segunda Guerra Mundial. Encerradas estão também as praças de Reino Unido, Noruega, Dinamarca, Áustria, Grécia, Suécia e Suíça.

Com as bolsas de Reino Unido e Estados Unidos encerradas, o crude e o «brent» não estão a transaccionar nessas praças, sendo apenas negociados os futuros de crude na bolsa de Tóquio, onde estiveram a ganhar mais de 2,5%.

A preocupação com o eventual aumento dos preços do petróleo, na sequência dos incidentes registados este fim-de-semana na Arábia Saudita, estará a condicionar os índices, que seguem com liquidez reduzida.

O volume de negócios do Banco BPI, que até perto das 12h00 tinha transaccionado 20 acções, era «a imagem perfeita de como está o PSI-20 hoje», afirmou Francisco Guarmon, da Probolsa, ao Canal de Negócios (www.negocios.pt). O Banco BPI [BPIN] seguia com 2.020 títulos transaccionados, e com uma desvalorização de 0,33% para os 2,98 euros.

Ainda na banca, o Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] subia 0,37% para os 13,55 euros, e o Banco Comercial Português (BCP) [BCP] seguia inalterado nos 1,90 euros. Machado de Almeida, membro do Conselho Superior do BCP, foi na sexta-feira passada condenado pela prática do crime de «insider trading».

Os títulos mais negociados na sessão de hoje eram os da ParaRede [PARA], com 1.273.441 acções da empresa a trocarem de mãos. As acções seguiam agora inalteradas nos 0,36 euros, enquanto os direitos de subscrição do aumento de capital da empresa caíam 50% para os 0,01 euros. Os direitos negoceiam amanhã pela última vez.

A Cimpor [CIMP] recuava 0,70%, para 4,27 euros. O holandês ING Bank adquiriu na passada semana, fora de bolsa, 15 milhões de acções da Cimpor, ficando assim com uma participação de 2,23% no capital da maior cimenteira nacional, divulgou o banco em comunicado.

A CIN [CIN] subia 0,96% para os 5,26 euros. A empresa anunciou hoje que pagará um dividendo bruto de 0,155 euros a 17 de Junho.

A Portugal Telecom (PT) [PT], que durante a manhã suportou a subida do PSI-20, aliviou ligeiramente os ganhos, seguindo a valorizar 0,48% para os 8,43 euros.

A Somague [SMG] seguia inalterada nos 9,64 euros. A empresa, juntamente com a Sacyr Vallehermoso e com a filial desta, Cavosa, forma um dos três consórcios que vão concorrer à construção do novo Porto Exterior da Corunha, situado na Punta Langosteira, naquela que é considerada a maior obra civil a realizar este ano em Espanha, segundo o «La Gaceta de los Negócios».

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] mantinha-se inalterada nos 2,22 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio