Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon contraria ganhos da Europa pressionada por EDP

A Euronext Lisbon seguia em queda, ao contrário das principais praças europeias, pressionada pelas quedas da EDP e do BCP. A expectativa em torno do discurso do presidente da reserva federal norte-americana está a marcar a evolução dos mercados.

08 de Junho de 2004 às 12:24
  • ...

A Euronext Lisbon seguia em queda, ao contrário das principais praças europeias, pressionada pelas quedas da EDP e do BCP. A expectativa em torno do discurso do presidente da reserva federal norte-americana está a marcar a evolução dos mercados.

O PSI-20 descia 0,66% para os 7.301,83 pontos, com 12 empresas em queda, cinco inalteradas e três a subir.

Na Alemanha o desemprego aumentou pelo quinto mês consecutivo, indicador que pressionou a generalidade dos índices europeus esta manhã. No entanto as principais praças da Europa inverteram a tendência e seguiam a ganhar, dinamizadas pela expectativa em relação ao discurso que Alan Greenspan, presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed) fará hoje antes da abertura dos mercados dos EUA.

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] seguia a cair 2,2% para os 2,22 euros. O Governo prepara-se para reduzir a sua posição na eléctrica através de um aumento de capital por incorporação das posições accionistas que a empresa ainda não detém na Hidrocantábrico, segundo o «Diário Económico». A eléctrica já desmentiu esta operação.

A Jerónimo Martins [JMAR] recuava 10,02% para 8,80 euros. As acções da empresa começaram hoje a negociar sem os direitos de participar no aumento de capital. Segundo os cálculos de operadores de mercado contactados pelo Jornal de Negócios Online, as acções deveriam hoje sofrer correcção de 12% para 8,64 euros.

«A Jerónimo Martins negociou grande parte da sessão de ontem acima do valor de fecho, foi arrastada no final da sessão, e isso pode explicar o facto de não estar ainda no valor esperado», afirmou ao Jornal de Negócios Online Francisco Guarmon, da Probolsa.

O Banco Comercial Português (BCP [BCP] e o Banco BPI [BPIN], na qualidade de responsáveis pela organização e montagem da operação de aumento de capital da Jerónimo Martins, vão receber 1,95 milhões de euros. Os títulos do BCP recuavam 0,52% para os 1,93 euros e os do BPI subiam 0,33% para 3,04 euros, invertendo a tendência registada durante grande parte da manhã. Ainda na banca, o Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] seguia a cair 0,29% para os 13,60 euros.

As acções da Cimpor [CIMP] começaram a negociar hoje em «ex-dividendo», ou seja, sem o direito ao dividendo bruto de 0,17 euros que a empresa irá pagar a 11 de Junho. Os títulos caíam 2,76% para 4,23 euros.

A Brisa [BRISA] perdia 0,35% para 5,77 euros. A empresa prevê que no período do Euro 2004 o tráfego na sua rede de auto-estradas registe um acréscimo de 25.000 veículos diários, em média, o que representará um aumento de 575 mil carros em Junho.

A Portugal Telecom (PT) [PTc] seguia a cair 0,34% para 8,69 euros, com mais de seis milhões de títulos negociados.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio