Notícia
EDPR recompra portefólio eólico por 580 milhões
A empresa de energias renováveis readquiriu à China Three Gorges uma participação de 49% num conjunto de ativos eólicos em Portugal, Polónia e Itália, ficando com a totalidade do portefólio. O enterprise value (incluindo dívida) é de 1,2 mil milhões.
A EDP Renováveis concluiu a recompra de uma participação de 49% num portefólio eólico em Portugal, Polónia e Itália detida pela China Three Gorges, através de duas entidades ligadas à maior acionista da sua casa-mãe, a EDP, por um valor total de 580 milhões, disse a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A empresa assinala que o portefólio incluído na compra – concretizada através de dois fundos de investimento ACE - tem uma capacidade total instalada eólica bruta de 970 MW (475 MW líquidos) dos quais 422 MW em Portugal, 418 MW na Polónia e 130 MW em Itália.
A transação, que tinha sido anunciada em dezembro de 2023, implica um valor total de enterprise value (incluindo dívida) de 1,2 mil milhões, "com múltiplo implícito de EV/MW de 1,2 milhões", refere a EDPR.
A empresa de energias limpas diz que "ao passar a deter 100% deste portefólio de 1GW de ativos eólicos em operação, a EDPR reforça o peso da Europa enquanto mercado chave no seu portefólio".
A compra vai ter um "impacto positivo ao nível dos fluxos de caixa orgânicos e de resultado líquido da EDPR", diz o comunicado.
A EDPR acrescenta ainda que "a propriedade total destes ativos virá também simplificar a gestão de energia e o potencial desenvolvimento de projetos de hibridização e repotenciação dos mesmos".