Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro ganha com previsões de aceleração do PIB na Zona Euro

O euro avançava 0,28% face ao dólar, beneficiando das expectativas de recuperação da economia na Europa, depois da Comissão Europeia ter estimado que o PIB da Zona Euro poderá crescer até 0,4% no primeiro trimestre de 2002.

18 de Janeiro de 2002 às 17:45
  • ...
O euro avançava 0,28% face ao dólar, beneficiando das expectativas de recuperação da economia na Europa, depois da Comissão Europeia ter estimado que o produto interno bruto (PIB) da Zona Euro poderá crescer até 0,4% no primeiro trimestre de 2002.

A moeda única [EUR] cotava nos 0,8838 dólares e registava uma valorização de 0,38% relativamente à divisa nipónica, ao transaccionar nos 117,26 ienes.

A Comissão Europeia adiantou hoje que o PIB da Zona Euro deverá aumentar entre 0,1% e 0,4% nos primeiros três meses deste ano, depois de apresentar uma evolução entre uma descida de 0,3% e uma subida de 0,1% nos trimestre anterior.

O órgão executivo da União Europeia (UE) defendeu que a economia da zona da moeda única deverá estar actualmente já em recuperação, ainda que a mesma seja «moderada».

Estas declarações vieram colocar pressão sobre o Banco Central Europeu (BCE) para não subir os juros nos próximos tempos, depois das reduções de 150 pontos base efectuadas no ano passado, que colocaram o preço do dinheiro na Zona Euro nos 3,25%.

O presidente do BCE, Wim Duisenberg, já avisou que caso não exista moderação nos aumentos salariais este ano, poderão existir aumentos das taxas de juro, para evitar o incremento das pressões inflacionistas.

Nos Estados Unidos (EUA), o índice da Universidade de Michigan que mede a evolução da confiança dos consumidores cresceu em Janeiro para os 94,2 pontos, contra os 88,8 pontos registados em Dezembro.

Estas dados reforçaram o optimismo sobre uma possível recuperação da economia norte-americana, uma vez que apontaram para o aumento do consumo, que representa cerca de 75% do PIB norte-americano.

Cada euro vale 200,482 escudos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio