Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo quer privatizar totalidade da TAP. "Há muitos interessados", diz Montenegro

Em entrevista à SIC, o primeiro-ministro admite uma privatização total da companhia aérea, desde que sejam asseguradas rotas e hub. Caso não aconteça, o social-democrata prefere "manter a situação como está".

O calendário do Governo para a privatização da TAP aponta, de forma indicativa, para o primeiro trimestre do próximo ano.
Miguel Baltazar
  • ...

O primeiro-ministro Luís Montenegro diz, em entrevista à SIC, que é favorável a uma privatização da totalidade do capital da TAP. Mas, para isso, é preciso que sejam garantidas as rotas e o hub, afirmou, acrescentando que há "muitas empresas interessadas" na companhia aérea portuguesa.

"Pessoalmente sempre defendi que o ideal é que nos possamos atingir uma privatização total do capital, desde que asseguremos as rotas que são estratégicas para nós e o hub em Lisboa. Se isso não acontecer, prefiro manter a situação como está", disse Montenegro à SIC, sublinhando: "Estou convencido que será possível."

O líder do Governo relatou que esteve recentemente nos Estados Unidos, onde teve encontros com a comunidade portuguesa e com agentes económicos americanos, para explicar que a posição tomada, após a privatização de 2015, pelos acionistas privados de triplicar a oferta de voos para os Estados Unidos é "fundamental para hoje termos em Portugal grandes investimentos económicos por parte dos Estados Unidos e para os Estados Unidos um mercado crescente do ponto de vista per capita".

Apesar de não avançar se o processo de privatização chega ao mercado ainda este ano, Montenegro indicou que o Governo está atualmente a ouvir os interessados - uma lista que inclui o International Airlines Group (IAG)a alemã Lufthansa e o grupo franco-neerlandês Air France-KLM.

"É importante não fazermos não fazermos um processo de privatização sem saber o que é os players no mercado também têm como objetivo. Há muitas empresas interessadas em adquirir capital da TAP", afirmou Luís Montenegro.

(Notícia atualizada às 22:00)

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio