Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Depois de corte com Irão, Arábia Saudita quer intensificar relações com a Rússia

A Arábia Saudita quer aumentar as relações comerciais com a Rússia, num momento marcado pela tensão no Médio Oriente.

Bloomberg
06 de Janeiro de 2016 às 11:16
  • 3
  • ...

Depois de ter cortado relações com o Irão, a Arábia Saudita quer intensificar as relações comerciais com a Rússia, a qual considera como uma "grande potência", adiantou o ministro dos negócios estrangeiros.

"No que diz respeito à nossa relação com a Rússia, acreditamos que a extensão do negócio que temos com a Rússia não está em linha com o tamanho das nossas respectivas economias", explicou Adel al-Jubeir, à CNBC. "Somos ambos membros do G20 mas temos muito poucos negócios, muito pouco investimento e queremos mudar isso", acrescentou.

A Arábia Saudita, o maior produtor de petróleo do mundo, quer deste modo melhorar as suas relações com a Rússia, comprometendo-se a encorajar o investimento e o comércio entre ambos os países.

Esta mudança estratégica surge num momento marcado por novas tensões no Médio Oriente, depois do país ter decidido cortar relações com o Irão. A Rússia, no entanto, ofereceu-se para mediar as relações entre os dois países, mas a Arábia Saudita rejeitou a oferta, alegando que não precisa de mediação.

Ao contrário do que aconteceu em outras ocasiões de tensão no Médio Oriente, desta vez as cotações do petróleo estão a reagir negativamente a este conflito, devido ao excesso de produção no mercado. Os preços do petróleo seguem a negociar esta quarta-feira, 6 de Janeiro, em mínimos de quase 12 anos, em torno de 35 dólares por barril.

Ver comentários
Saber mais Arábia Saudita Irão Rússia petróleo matérias-primas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio