Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CMVM prolonga proibição de "short selling" do BES até terça-feira

O regulador decidiu prolongar a proibição de vendas a descoberto das acções do BES por mais dois dias, segunda e terça-feira da próxima semana.

Bruno Simão/Negócios
11 de Julho de 2014 às 17:54
  • 9
  • ...

A Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou esta sexta-feira a "extensão da proibição temporária de vendas a descoberto das acções representativas do capital social do Banco Espírito Santo".

 

"Tendo em consideração que o parágrafo 2 do art. 23º do Regulamento (UE) n.º 236/2012 prevê a possibilidade de extensão, por um período não superior a dois dias de negociação, da restrição temporária de vendas a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do respectivo preço em momento posterior à implementação da restrição inicial", a CMVM decidiu prolongar por um período de dois dias a proibição de "short selling" sobre as acções do BES.

 

Esta decisão tem efeitos "a partir das 00h00 de 14 de Julho de 2014, até às 23h59 do dia 15 de Julho de 2014".

 

As operações de "short-selling" permitem aos investidores apostar na queda das cotações. A venda de acções dos bancos a descoberto, sem garantia da posse dos títulos junto do intermediário financeiro no momento da ordem (o chamado "naked short selling"), é proibido desde 2008.

 

O Regulamento (UE) nº. 236/2012 prevê a possibilidade de restringir temporariamente a venda a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do respectivo preço, que corresponde a uma diminuição de 10% ou mais na cotação.

 

Pela segunda vez em menos de duas semanas que o regulador proíbe o "short-selling" sobre as acções do BES. A 30 de Junho, na sequência de fortes desvalorizações, a CMVM proibiu as vendas a descoberta sobre as acções do BES e do ESFG.

 

Esta quinta-feira, 10 de Julho, perto das 12h30, o regulador do mercado decidiu suspender as acções do BES, altura em que estas perdiam mais de 17%. Esta decisão mantém-se agora até terça-feira, 15 de Julho.

 

(Notícia actualizada às 18h08)

Ver comentários
Saber mais Comissão de Mercado de Valores Mobiliários CMVM Banco Espírito Santo short selling vendas a descoberto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio