Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Caixa BI eleva preço-alvo e recomendação da Semapa

Os analistas do banco de investimento da Caixa aumentaram o preço-alvo da Semapa de 9,60 euros para 12,10 euros e a recomendação de "manter" para "comprar", devido ao impacto positivo da Portucel nos resultados operacionais da Semapa.

Sofia A. Henriques
06 de Outubro de 2014 às 19:19
  • 2
  • ...

Os analistas do banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos, o Caixa BI, consideram que os resultados do primeiro semestre deste ano permitem manter boas expectativas para 2015.

 

A análise de "research" do Caixa BI regista que a boa prestação da Portucel, bem como uma ligeira melhoria registada no sector do cimento, apesar deste ainda permanecer muito dependente do mercado nacional, que continua "deprimido", são contributos para a revisão em alta das perspectivas sobre a Semapa.

 

Ainda assim, o Caixa BI destaca a importância do desempenho positivo da Portucel na Semapa e defende uma maior exposição directa à Portucel, até porque se mostra pouco confiante de que a recuperação do sector do cimento em Portugal se verifique já nos próximos trimestres.

 

O Caixa BI refere também que espera que a Portucel apresente uma capacidade para distribuir dividendos em 2015, equivalente à registada em 2014, não prevendo grande oscilação no preço do papel, até porque a Europa deverá continuar a apresentar dificuldades de recuperação económica.

 

A actual avaliação do Caixa BI beneficia ainda da alteração do método de cálculo do desconto do valor da Portucel na Semapa, para o que contribui o maior alinhamento do interesse dos accionistas minoritários e também dos maioritários, cujo principal é a Semapa ao controlar cerca de três quartos da Portucel.

 

Por fim e ainda em relação ao negócio do cimento, o Caixa BI realça que a recuperação registada ao nível da exportação compensa o declínio da actividade do sector da construção em Portugal. Declínio esse que estes analistas não acreditam que seja invertido no curto-médio prazo.

 

Como tal, o Caixa BI elevou a recomendação referente às acções da Portucel de "manter" para "comprar" e aumentou o preço-alvo de de 9,60 euros para 12,10 euros, o que tendo em conta os 9,584 euros do valor de fecho dos títulos desta empresa na sessão desta segunda-feira lhe confere um potencial de valorização de 26,25%.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Caixa BI Semapa Portucel Research
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio