Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias encerram com maiores ganhos semanais de dois meses

As praças do Velho Continente fecharam a semana a subir 3,65%, depois de cinco sessões pontuadas por indicadores positivos relativos ao estado da economia global.

03 de Setembro de 2010 às 18:34
  • ...
Os índices europeus encerraram a semana com balanço positivo: uma apreciação global de 3,65% corrigiu largamente a queda de 0,36% da semana passada e sinaliza uma recuperação do ânimo dos investidores, sobretudo devido aos bons indicadores económicos norte-americanos.

Já ontem Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu, afastou a hipótese de uma recessão em forma ‘W’, considerando que essa hipótese está “fora do baralho”.

As empresas que mais puxaram pelas bolsas europeias foram a Cable & Wireless, com uma subida semanal de 16,53%, a Geophisique, a ganhar 14,87%, e a Charter International, a avançar 14,65%.

As cotadas que registaram maiores perdas na Europa foram a Tullow Oil, a perder 8,18%, e a Bourbon SA, que cedeu 5,65%. Entre as 10 piores cotadas figura inclusive a Portugal Telecom, com perdas semanais a orçar os 1,87%.

Na sessão de hoje, as tecnológicas registaram uma subida generalizada, com destaque para a Telefónica, que pulou 0,59% para 17,98 euros, a British Telecom que apreciou 1,10% para 137,6 libras, e a Nokia, que avançou 1,71% para os 7,14 euros por acção.

Nas principais empresas europeias, a Endesa registou hoje uma subida de 2,03% para os 19,34 euros, a BP subiu 2,32% e fechou nas 401,70 libras, ao passo que o Crédit Suisse valorizou 3,18% para os 47,09 francos suíços, impulsionando o sector bancário.

A economia dos EUA registou, segundo o Departamento norte-americano do Trabalho, um aumento nas contratações por parte de empresas privadas em Agosto, acima do previsto pelos analistas.

Estes novos dados sobre a economia americana estão a reforçar o ânimo dos investidores e a diminuir os receios de que a recuperação económica mundial possa ser um mero fogo-fátuo.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio