Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BES dispara mais de 20% após negociar bloco de 42 milhões de acções (act2)

Com a valorização de hoje, banco quase anula perdas verificadas em Novembro. A subida acelerou depois de ter sido negociado um bloco que equivale a 3,6% do capital.

02 de Dezembro de 2011 às 14:23
  • 7
  • ...
As acções do Banco Espírito Santo aceleraram os ganhos e sobem já mais de 20%, uma prestação que permite ao banco liderado por Ricardo Salgado quase anular as perdas sofridas no mês de Novembro (27,26%).

As acções já estavam em forte alta esta manhã, quando chegaram a subir mais de 8% depois do banco ter anunciado que a oferta de troca de valores mobiliários por capital permitia ao banco chegar ao final do ano com um rácio “core tier one” de 9%, tal como acordado com a troika.

Mas o movimento de alta intensificou-se quando às 12h23 foi transaccionado um bloco com 42 milhões de acções (ver gráfico da Bloomberg em baixa), que equivalem a 3,6% do capital actual do banco. Desde então os títulos intensificaram o movimento de alta e chegaram a subir 23,04% para 1,415 euros. Seguem agora a ganhar 19,65% para 1,376 euros.

Até às 14h00 tinham já sido movimentadas mais de 50 milhões de acções do BES, um valor que compara com a negociação diária de 2,8 milhões de títulos nos últimos seis meses. Só em pouco mais de meia sessão o BES já negociou quase tantas acções como em todo o mês de Outubro (62,39 milhões de títulos).

A forte subida de hoje permitiu reduzir as perdas em 2011 para 52,4%. Nos últimos quatro meses o BES perdeu sempre terreno em Bolsa, com as perdas mensais a situarem-se sempre nos dois dígitos.

BES cumpre rácio e afasta recorrer ao Estado

A sessão de hoje está a ser bastante favorável para o sector financeiro europeu, que está a ganhar mais de 4%, devido à expectativa que na cimeira europeia da próxima semana os líderes vão apresentar medidas para combater a crise de dívida soberana.

A subida do BES está a contribuir para a prestação positiva do PSI-20. O índice português avança 1,88%. No resto do sector o BPI avança 6,75% para 0,49 euros e o BCP valoriza 2,44% para 0,126 euros.

O início de sessão tinha sido já bastante positivo, depois do banco ter anunciado os resultados da oferta de troca de valores mobiliários, uma operação que permitiu ao banco reforçar o seu rácio “core tier one” em 93 pontos base.

Na sessão especial de bolsa para apurar os resultados, o CFO do banco assegurou que vai cumprir o rácio de solidez financeira exigido pela troika e pela Autoridade Bancária Europeia. Amílcar Morais Pires disse que o objectivo de atingir os 9% do rácio 'core tier one' "está cumprido" com a operação e que o banco "vai manter-se independente e sem a ajuda do Estado".

O sector financeiro português tem sido bastante penalizado nas últimas semanas devido à perspectiva que terá que recorrer ao Estado para se recapitalizar.

Além disso, o banco tem sido alvo de várias apostas de gestores de activos na queda dos títulos. Ainda ontem o BES comunicou que o Oceanwood Capital Management passou a deter um interesse a descoberto relevante de 0,51%.

A reversão destas posições curtas estará também a potenciar o movimento de alta do BES, tal como aconteceu com o BCP há algumas sessões passadas, quando numa sessão chegou a ganhar mais de 30%, devido à especulação que a Sonangol estaria disponível para reforçar no banco.

Fonte oficial do BES, contactada pelo Negócios, não comentou esta movimentação nas acções do banco na sessão de hoje.
































(

(notícia actualizada às 15h00 com mais informação)


Ver comentários
Saber mais BES bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio