Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BES atinge maior subida de sempre em dia de liquidez recorde e reforço de capital

Acções fecharam a ganhar mais de 16%, depois do banco ter garantido que não precisa do Estado para reforçar o capital e de ter sido movimentado um bloco 42 milhões de acções.

BES atinge maior subida de sempre em dia de liquidez recorde e reforço de capital
02 de Dezembro de 2011 às 16:56
  • 9
  • ...
As acções do Banco Espírito Santo fecharam o dia em forte alta, com uma subida de 16,52% para 1,34 euros, num dia marcado pelo anúncio dos resultados da oferta de dívida por acções e pela negociação de um bloco equivalente a 3,6% do capital.

A subida marcada no fecho da sessão é a mais elevada de sempre na história do BES em Bolsa. Os títulos arrancaram o dia logo em forte alta, quando chegaram a subir mais de 8% depois do banco ter anunciado que a oferta de troca de valores mobiliários por capital permitia ao banco chegar ao final do ano com um rácio “core tier one” de 9%, tal como acordado com a troika.

Mas o movimento de alta intensificou-se quando às 12h23 (ver gráfico da Bloomberg em baixo) foi transaccionado um bloco com 42 milhões de acções, que equivalem a 3,6% do capital actual do banco. Desde então os títulos intensificaram o movimento de alta e chegaram a subir 23,04% para 1,415 euros.

No total do dia, foram movimentados 55 milhões de acções, o volume diário mais elevado de sempre e que compara com a negociação diária de 2,8 milhões de títulos nos últimos seis meses. Só hoje o BES já negociou quase tantas acções como em todo o mês de Outubro (62,39 milhões de títulos).

A forte subida de hoje permitiu reduzir as perdas em 2011 para 53,47%. Nos últimos quatro meses o BES perdeu sempre terreno em Bolsa, com as perdas mensais a situarem-se sempre nos dois dígitos.

BES cumpre rácio e afasta recorrer ao Estado

A sessão de hoje foi também bastante favorável para o sector financeiro europeu, que ganha mais de 4%, devido à expectativa de que na cimeira europeia da próxima semana os líderes vão apresentar medidas para combater a crise de dívida soberana.

No resto do sector financeiro, a tendência também foi positiva. O BCP subiu 2,44% para 0,126 com 74,52 milhões de acções transaccionadas. O BPI ganhou 7,41% para 0,493 euros.

O início de sessão tinha sido já bastante positivo, depois do banco ter anunciado os resultados da oferta de troca de valores mobiliários, uma operação que permitiu ao BES reforçar o seu rácio “core tier one” em 93 pontos base.

Na sessão especial de bolsa para apurar os resultados, o CFO do banco assegurou que vai cumprir o rácio de solidez financeira exigido pela troika e pela Autoridade Bancária Europeia. Amílcar Morais Pires disse que o objectivo de atingir os 9% do rácio 'core tier one' "está cumprido" com a operação e que o banco "vai manter-se independente e sem a ajuda do Estado".

O sector financeiro português tem sido bastante penalizado nas últimas semanas devido à perspectiva que terá que recorrer ao Estado para se recapitalizar.

Além disso, o banco tem sido alvo de várias apostas de gestores de activos na queda dos títulos. Ainda ontem o BES comunicou que o Oceanwood Capital Management passou a deter um interesse a descoberto relevante de 0,51%.

A reversão destas posições curtas estará também a potenciar o movimento de alta do BES, tal como aconteceu com o BCP há algumas sessões passadas, quando numa sessão chegou a ganhar mais de 30%, devido à especulação de que a Sonangol estaria disponível para reforçar no banco.

Fonte oficial do BES, contactada pelo Negócios, não comentou esta movimentação nas acções do banco na sessão de hoje.



Ver comentários
Saber mais BES acções capital
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio