Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP sobe quase 8% impulsionado por possível interesse dos bancos chineses

O banco liderado por Carlos Santos Ferreira segue a ganhar perto de 8%, após o presidente da Three Gorges ter dito que os "bancos chineses poderiam ter interesse no BCP". Também o vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa acredita que se podem seguir novos investimentos em Portugal, sendo a banca o sector que se segue.

30 de Dezembro de 2011 às 09:10
  • 12
  • ...
O BCP segue a ganhar 7,63% para 0,141 euros, e já esteve a subir 9,92% para 0,144 euros esta manhã.

O banco português está a ser impulsionado pelas declarações do presidente da Three Gorges Corporation. O presidente disse ontem que a empresa que lidera não tem intenção de entrar no capital do BCP, mas realçou que as instituições financeiras chinesas poderão ter interesse no banco português.

"Eu não tenho interesse, mas os bancos chineses podem ter interesse no BCP", afirmou aos jornalistas o presidente da empresa chinesa que ganhou o recente concurso de privatização da EDP, Cao Guangjing, à entrada para uma reunião no Ministério da Economia.

Já este mês circularam várias notícias dando conta de um possível investimento chinês no banco liderado por Carlos Santos Ferreira, que levaram à forte valorização das acções do banco.

O vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa acredita que a entrada da Three Gorges no capital da EDP abre a porta a novos investimentos daquele país em Portugal, sendo a banca o sector que se segue.

Ilídio Serôdio disse à Lusa que a relação Portugal-China "é um namoro com 15 ou 20 anos e só agora está a acontecer alguma coisa, porque até agora não havia grandes negócios e estes [EDP e REN] têm interesses estratégicos", admitindo que "os bancos vêm a seguir".

Os bancos chineses "deverão entrar no BCP e talvez no BES, o que é bom", acrescentou à Lusa. Para o também presidente do grupo Profabril, de imediato, o investimento dos chineses dá a Portugal "uma coisa muito importante: investimento estrangeiro, que estava a fugir do país. Não vai resolver os problemas de fundo, mas mostra que alguém está interessado no nosso mercado, quando estávamos a perder todo o investimento directo estrangeiro".

Ver comentários
Saber mais BCP EDP bancos China Three Gorges
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio