Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE pode aumentar a bazuca em 500 mil milhões de euros

Economistas inquiridos pela Bloomberg prevêem que Christine Lagarde aumente o programa de compra de dívida em 500 mil milhões de euros. Uma medida que pode chegar em dezembro.

Martin Lambert/EPA
23 de Outubro de 2020 às 09:26
  • 1
  • ...
O Banco Central Europeu (BCE) vai injetar mais dinheiro na economia, perante o aumento do número de casos de covid-19 e o regresso ao confinamento em alguns países europeus, de acordo com um inquérito a economistas realizado pela Bloomberg. 

Os inquiridos estimam que o banco liderado por Christine Lagarde irá aumentar a bazuca em 500 mil milhões de euros, somando este montante aos 1,35 biliões previstos no programa de compra de dívida do BCE. A maioria espera que esta medida seja anunciada em dezembro, segundo a agência de notícias. 

O BCE não deverá fazer alterações à política monetária quando se reunir na próxima quinta-feira, dia 29 de outubro. No entanto, alguns analistas esperam que Lagarde sinalize já que o novo apoio à economia está a caminho.

"O BCE vai confirmar que está preparado para aliviar mais a política monetária, mas não irá tomar já uma decisão", afirmou Kristian Toedtmann, economista no DekaBank, à Bçoomberg. "Na preparação para a reunião de dezembro, o foco estará virado para as perspetivas económicas e para um pacote de medidas adequado", rematou. 

A maioria dos participantes no inquérito prevê, por outro lado, que o programa de emergência do banco central será prolongado por mais seis meses, até ao final de 2021.

Ver comentários
Saber mais BCE economia mercados pandemia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio