Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banif aceita OPA da Rentipar e Finpro

O conselho de administração do Banif decidiu aceitar a oferta pública de aquisição (OPA) anunciada a 5 de Junho pelas sociedades oferentes Rentipar e Finpro.

04 de Setembro de 2003 às 20:15
  • ...
O conselho de administração do Banif decidiu aceitar a oferta pública de aquisição (OPA) anunciada a 5 de Junho pelas sociedades oferentes Rentipar e Finpro.

«O conselho de administração entende que a contrapartida proposta, estabelecida com vista a satisfazer as exigência de preço consignadas no artigo 188º do Código de Valores Mobiliários, é apropriada e salvaguarda os interesses dos destinatários da oferta, tutelados pelo regime imperativo de Ofertas Públicas de Aquisição Obrigatórias».

Quanto às demais condições da oferta, o conselho de administração do banco liderado por Horácio Roque salienta que as co-oferentes declaram ser sua intenção que os valores mobiliários objecto da oferta continuem a ser negociados no mercado de cotações oficiais do Euronext Lisboa, mantendo-se a Banif SGPS, SA como sociedade aberta.

O Banif sublinha ainda que, como consta do prospecto de OPA, as sociedades oferentes não têm qualquer intenção de fazer alterações à actividade empresarial desenvolvida pela sociedade visada e pelas sociedades que com ela estejam em relação de domínio ou de grupo e às respectivas políticas de pessoal e de estratégia financeira.

«Neste contexto e face ao que antecede, o conselho de administração considera, portanto, oportuna a oferta e adequada a contrapartida proposta», adianta o relatório do conselho de administração do Banif hoje divulgado sobre a OPA da Rentipar e da Finpro.

A OPA da Rentipar, «holding» do grupo empresarial de Horário Roque, e da Finpro, uma «private equity» liderada por António Paula Santos e em que o grupo de Horácio Roque detém uma participação de referência, tem por objecto 19.914.668 acções do capital social do Banif SGPS, equivalentes a cerca de 49,4% do capital do banco.

As co-oferentes propõem-se pagar, em dinheiro, cinco euros por cada acção do Banif. O valor da contrapartida incorpora um prémio face à cotação média diária ponderada do preço das acções, nos últimos seis e três meses anteriores a 5 de Junho de 2003, de aproximadamente 6% e 11,5%, respectivamente.

Por outro lado, o valor da contrapartida apresenta um prémio de aproximadamente 2,2% relativamente ao preço de fecho das acções do Banif SGPS (4,89 euros) no dia imediatamente anterior à data de divulgação do anúncio preliminar da OPA da Rentipar e Finpro.

A OPA é intermediada financeiramente pela Caixa - Banco de Investimento, do Grupo CGD.

As acções do Banif [BANIN] encerraram nos 4,99 euros, a valorizar 0,20%.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio