Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo agrava imposto do selo sobre crédito ao consumo em 50% até 2018

O Executivo pretende que o agravamento do imposto do selo sobre o crédito ao consumo ajude a desincentivar o recurso ao endividamento para consumo por parte dos portugueses.

Reuters
05 de Fevereiro de 2016 às 18:21
  • ...

O Governo vai agravar em 50% o imposto do selo sobre o crédito ao consumo. A medida proposta pelo Governo no Orçamento do Estado para 2016 tem cariz temporário e tem como objectivo desincentivar o recurso ao endividamento por parte das famílias portuguesas.


O importo do selo sobre o crédito ao consumo vai ficar mais caro. Vai sofrer um aumento de 50%, mas apenas até 2018. De acordo com a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2016 entregue esta sexta-feira, 5 de Fevereiro, no Parlamento, esta medida "visa fomentar o aforro e desincentivar o endividamento com vista ao consumo".


"Face aos elevados níveis de endividamento das famílias portuguesas, adopta-se um agravamento de 50% do imposto de selo sobre o crédito ao consumo", reforça o documento.


O crédito ao consumo tem vindo a aumentar nos últimos meses, registando-se um recurso cada vez maior a este tipo de empréstimos. Os montantes de crédito ao consumo aceleraram no mês antes do Natal, com o valor dos saldos em cartões de crédito a superar pela primeira vez a fasquia dos 100 milhões de euros.

A proposta do Orçamento do Estado adianta ainda que "são ainda introduzidas clarificações e alargamentos de incidência no sentido de tributar mais coerentemente as comissões cobradas pelo sector financeiro".

Ver comentários
Saber mais crédito ao consumo financiamento famílias empréstimos cartões de crédito Orçamento do Estado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio