Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crédito ao consumo cai no final do ano

Apenas o financiamento automóvel aumentou, em Dezembro, nomeadamente nas modalidades de alocação financeira ou ALD, segundo os dados do Banco de Portugal.

Miguel Baltazar/Negócios
15 de Fevereiro de 2016 às 12:04
  • ...

O último mês de 2015 significou uma quebra nos montantes concedidos no crédito ao consumo, revelam os dados do Banco de Portugal, publicados esta segunda-feira. Depois de três meses consecutivos de crescimento, os empréstimos ao consumo voltaram a diminuir, à semelhança do que aconteceu em Agosto, mês de férias por excelência. Foram emprestados 485,4 milhões de euros, menos 2,45% do que um mês antes.


A tendência de queda no dinheiro emprestado foi quase generalizada. No crédito pessoal com finalidade (educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos), as novas operações ascenderam a 3,36 milhões de euros, menos 16,9%, a maior diminuição mensal registada em Novembro.


Já nos outros créditos pessoais sem finalidade específica, as instituições financeiras concederam 193,2 milhões de euros, uma queda de 6,8% face ao mês anterior.


Quanto aos cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto, os novos empréstimos ascenderam a 99,5 milhões de euros. Neste caso, verificou-se uma redução de 15,8%, depois do aumento expressivo de 33% registado um mês antes.


Relativamente ao crédito automóvel, este foi o único segmento em que se registou um aumento das novas operações. No caso dos automóveis novos, em locação financeira ou ALD, foram concedidos 34,18 milhões de euros, mais 17% do que em Novembro. E com reserva de propriedade e outros foram emprestados 464,6 milhões de euros, o que representou um aumento de 13,5% face ao mês anterior.


No que diz respeito aos automóveis usados, em locação financeira foram concedidos 7,87 milhões de euros, mais 19% do que em Novembro. Na modalidade com reserva de propriedade, as novas operações ascenderam a 100,7 milhões de euros, mais 10,5% do que em Novembro.


No acumulado do ano, as novas operações de crédito ao consumo totalizaram 5,06 milhões de euros, mais 22,5% do que em 2014, segundo os dados do Banco de Portugal.

 

Ver comentários
Saber mais crédito consumo Banco de Portugal empréstimo crédito pessoal crédito automóvel ALD locação financeira cartões de crédito
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio