Notícia
Bancos emprestam mais dinheiro às famílias e às empresas em Dezembro
O último mês do ano passado foi marcado por um aumento do financiamento concedido às famílias e também às empresas. Foram mais de 4,6 mil milhões de euros em novo crédito.
Os bancos emprestaram quase mil milhões de euros às famílias, em Dezembro, revelam os dados do Banco de Portugal. Foram 978 milhões de euros, dos quais quase metade se destinaram à compra de casa. Trata-se de um aumento de 117 milhões de euros face ao mês anterior.
As novas operações de crédito à habitação ascenderam a 469 milhões de euros, em Dezembro. Este é o valor mais elevado desde Maio de 2011, mês marcado pela chegada da troika a Portugal. E, além disso, representa 48% do total de novo crédito para as famílias.
Mas também no crédito ao consumo e para outros fins se verificou um crescimento, em Dezembro. Os novos empréstimos ao consumo ascenderam a 316 milhões de euros, mais 12% do que em Novembro. Já os créditos para outros fins totalizaram 193 milhões de euros, mais 16% do que em Novembro.
Quanto às empresas, as instituições financeiras concederam 3.697 milhões de euros, um máximo desde Junho de 2014. E foi nas grandes empresas que o financiamento mais aumentou: foram emprestados 1.970 milhões de euros em operações acima de um milhão de euros. Quanto aos créditos abaixo deste valor, foram concedidos 1.727 milhões de euros.
No total, os bancos emprestaram 4.675 milhões de euros a empresas e famílias, o valor mais elevado desde Junho de 2014.