Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Crédito em incumprimento nas empresas tem a primeira descida do ano

O malparado nas empresas teve a primeira quebra mensal de 2016. Mas o rácio de malparado continua perto de máximos.

Krisztian Bocsi / Bloomberg
09 de Agosto de 2016 às 12:51
  • ...

O crédito em incumprimento das empresas não financeiras desceu em Junho. Face ao mês anterior a quebra foi de 230 milhões de euros para 12.933 milhões de euros, segundo dados divulgados esta terça-feira, 9 de Agosto, pelo Banco de Portugal. Foi a primeira vez que o crédito vencido das empresas teve uma quebra mensal desde o início do ano.

Apesar da descida, o rácio de crédito vencido, que mede a proporção do valor em incumprimento com o total de crédito, continua perto de máximos. É de 16,2%, aliviando do máximo histórico de 16,5% registado em Maio. Antes da crise financeira de 2008, esse rácio estava abaixo de 2%.

Os sectores da construção e das actividades imobiliárias são responsáveis por cerca de metade do crédito malparado nas empresas. O valor em incumprimento nestas duas áreas de actividade é de 6.997 milhões de euros. Mais de 30% do montante de crédito canalizado para estes sectores está em incumprimento.

Os outros sectores em que o rácio de malparado é mais elevado são os do comércio e reparação de veículos (15,62%) e o das indústrias extractivas (13,31%). As áreas de actividade em que o incumprimento é menor são as de electricidade, gás, água e saneamento, com um rácio de 1,1%, e agrícola (5,98%). 

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal economia negócios e finanças crédito empresas malparado banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio