Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s: Crédito de má qualidade aumenta riscos na banca nacional

A agência de notação financeira considera que o "stock" de activos problemáticos nos balanços dos bancos permanece demasiado elevado e aumenta os riscos para a solvência da banca nacional.

Cátia Barbosa/Negócios
27 de Julho de 2016 às 10:29
  • ...

Os activos problemáticos na carteira dos bancos portugueses e a baixa rentabilidade do sector aumentaram os riscos de solvência da banca nacional e para a dívida soberana, alerta a Moody’s. A agência de notação financeira alerta ainda para a incerteza em torno da venda do Novo Banco e de uma injecção de capital na CGD.


A situação do sistema financeiro português está a ser alvo de preocupação por parte da Moody’s. A agência de "rating" destaca, numa nota publicada esta quarta-feira, 27 de Julho, novos riscos que permanecem em torno do sector, nomeadamente em relação à qualidade do crédito em carteira e às necessidades de recapitalização.


"A rentabilidade dos bancos portugueses permaneceu muito fraca no último ano e, enquanto o ‘stock’ dos activos problemáticos permaneceu amplamente estável, é ainda muito elevado", alerta Maria Jose Mori, vice-presidente da Moody’s, na nota publicada esta manhã.


Além da qualidade do crédito, a Moody’s aponta ainda que os bancos portugueses "estão também entre as instituições mais fracamente capitalizadas na Zona Euro". E os especialistas não vêem espaço "para melhoria ao longo dos próximos 12 a 18 meses".


Novo Banco e CGD são risco


Além dos riscos em torno da sua própria actividade, os bancos portugueses poderão ainda ter que lidar com os problemas no Novo Banco e na CGD. A Moody’s alerta que caso a venda do Novo Banco seja realizada a um valor inferior aos 4,9 mil milhões de euros injectados pelo Fundo de Resolução na instituição aquando do resgate do antigo BES, os bancos terão que suportar esta perda de capital.


Já na CGD, a injecção de capital no banco público está a aguardar a aprovação da Comissão Europeia. A Moody’s acredita que a solução para a CGD vai ser aprovada, mas poderá "potencialmente ser objecto de determinadas condições como um plano de reestruturação para o banco".


A dívida do Estado também deverá ser afectada pela situação no sistema financeiro português. A agência de "rating" prevê que o governo liderado por António Costa se volte para o mercado de capitais para levantar a soma necessária para reforçar os rácios de capital da CGD, aumentando a sua própria dívida, que já está em níveis elevados.

Ver comentários
Saber mais banca crédito malparado solvência rating Moody's Novo Banco CGD recapitalização rentabilidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio