Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Valorização do franco: Chocolates, relógios e férias na neve vão ficar mais caras

Gosta de chocolates suíços, férias nos Alpes, ou queria comprar um relógio de uma das conhecidas marcas helvéticas? Então prepare-se, pois a valorização do franco vai encarecer os preços.

Negócios 15 de Janeiro de 2015 às 21:18
  • 1
  • ...

Chocolates vão custar mais

Se há pouco tempo eram os receios em torno da falta de cacau no mercado que ameaçava fazer dispara os preços do chocolate, agora é o Banco Nacional da Suíça que ameaça amargar a carteira dos consumidores. Com a forte valorização do franco suíço, a importação de produtos do país, como é o caso do chocolate, vai ficar mais dispendiosa. Por isso, se é um consumidor assíduo de chocolate suíço, estes pequenos prazeres sair-lhe-ão mais caros daqui para a frente.

 

Relógios ficam menos acessíveis

A Suíça é a sede das maiores companhias de relógios do mundo. Por isso, a probabilidade de ver as horas num produto "made in Switzerland" é enorme. Agora, com as oscilações cambiais, se precisar de trocar de relógio, saiba que vai sair-lhe mais caro. Isso mesmo admitiu o presidente da Swatch. "A acção do banco central [suíço] é um 'tsunami' para a indústria exportadora", como é o caso da relojoeira que assim poderá ressentir-se de uma menor procura por parte dos seus clientes da Zona Euro.

 

Férias na neve mais caras

Mas se comprar chocolates ou relógios suíços vai sair-lhe mais caro, ir comprá-los aos Alpes também não será a melhor opção. A desvalorização do euro face à moeda suíça fará com que a conversão do câmbio lhe dê menos francos para gastar. Por isso, quando quiser pagar a conta do hotel, ou até do restaurante, ficará com menos dinheiro na carteira.

Ver comentários
Saber mais Banco Nacional da Suíça suíça Zona Euro moeda divisas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio