Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro cai à espera do BCE e reflecte expectativa de subida de juros pela Fed

“Os dois lados do Atlântico estão a fazer cair o euro”, dizem os analistas, em referência à especulação em torno da reunião do Banco Central Europeu (BCE), onde se espera Mario Draghi reafirme o compromisso com o programa de alívio quantitativo na Zona Euro, e às declarações da presidente da Reserva Federal Americana, que aponta para uma subida dos juros ainda este ano.

Bloomberg
16 de Julho de 2015 às 11:27
  • 1
  • ...

O euro está negociar a 1,0909 dólares, registando uma queda de 0,37%. A moeda única está a ser penalizada esta manhã pelas expectativas em torno da reunião do Banco Central Europeu (BCE), que se realiza esta quinta-feira, 16 de Julho, com a crise grega em pano de fundo, e pelas declarações de Janet Yellen, presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed), que admite uma subida dos juros ainda este ano.

"Os dos lados do Atlântico estão a fazer cair o euro", afirma Chris Turner, estrategista da ING Groep NV, citado pela Bloomberg.

Esta quarta-feira, 15 de Julho, Janet Yellen afirmou que "se a economia evoluir da forma que prevemos, as condições económicas provavelmente irão tornar apropriada, algures este ano, uma subida da taxa de juro de referência".

Por outro lado, é expectável que Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, reforce na reunião de hoje o compromisso com o programa de alívio quantitativo, que prevê a compra de dívida e de activos, com o objectivo de potenciar o crescimento na região, mas que tem como moeda de troca o aumento de liquidez na Zona Euro.

"É muito claro, particularmente com os baixos preços do petróleo e com o que se está a passar na Grécia, que o BCE vai gerir expectativas quanto à total implementação do programa de alívio quantitativo. Eles querem realmente encorajar um euro mais fraco", salienta Chris Turner, citado pela Bloomberg.

Esta quarta-feira, 15 de Julho, o Parlamento grego aprovou o programa de reforma e austeridade, que visa abrir o caminho para um empréstimo de emergência de sete mil milhões de euros e um eventual terceiro pedido de resgate.

Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu Mario Draghi Zona Euro Grécia BCE mercado e câmbios
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio