Notícia
BCE põe fim à nota de 500 euros
A produção da nota de 500 euros chegará ao fim 17 anos depois da entrada em circulação. A decisão anunciada esta quarta-feira pelo BCE pretende pôr fim aos receios de que esta nota em particular seja propícia a actos ilícitos.
Com morte há muito esperada, o Banco Central Europeu (BCE) veio agora pôr um ponto final no tema. A produção e emissão de notas de 500 euros serão interrompidas no final de 2018, mas a instituição monetária salienta que continuará a ter valor. O objectivo é lutar contra a contrafacção, muito particular na nota de 500 euros.
O Conselho do BCE "decidiu interromper permanentemente a produção da nota de 500 euros e excluí-la da série Europa", revela num comunicado emitido esta quarta-feira, 4 de Maio. A decisão foi tomada numa reunião realizada esta quarta-feira, 4 de Maio, com a instituição monetária a esclarecer que "a emissão será interrompida em torno do final de 2018, altura para a qual está prevista a introdução das notas de 100 e 200 euros da série Europa".
Esta decisão tem em conta "os receios de que esta nota possa facilitar actividades ilícitas", explica o BCE. No entanto, salienta que "poderá continuar a ser usada como meio de pagamento e de reserva de valor". Além disso, conclui, as notas de 500 euros poderão também ser trocadas junto de qualquer banco central da Zona Euro.