Notícia
Número de notas de euro contrafeitas diminuiu no primeiro semestre
O número de notas contrafeitas retiradas de circulação no primeiro semestre foi de 331 mil, menos 25% face aos seis meses anteriores. Mas as notas falsas de 50 euros aumentaram.
As notas de 20 e de 50 euros são as que são alvo de um maior número de falsificações, segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo BCE relativos à retirada de circulação de notas contrafeitas. Nos primeiros seis meses do ano, foram retiradas 331 mil notas, que teriam, caso fossem verdadeiras, um valor de 17,23 milhões de euros. O BCE considera que "a quantidade de contrafacções permanece muito reduzida, em comparação com o número crescente de notas de euro genuínas em circulação (mais de 18,5 mil milhões no primeiro semestre de 2016)".
Cerca de 80% das notas contrafeitas retiradas de circulação eram de 20 e de 50 euros. E, apesar da redução generalizada, no caso da nota de 50 euros, o número e contrafacções aumentou." As notas de 20 e 50 euros continuaram a ser as mais contrafeitas. Em comparação com os valores relativos ao segundo semestre de 2015, a proporção de contrafacções de notas de 20 euros diminuiu e a de notas de 50 euros aumentou. Em conjunto, estas denominações representaram 79.8% do total de notas contrafeitas".
Para dificultar a contrafacção, o BCE irá colocar em circulação uma nova nota de 50 euros, depois de ter introduzido novas notas de cinco, dez e 20 euros. "A nova nota de 50 euros, que incorpora elementos de segurança inovadores, entrará em circulação em 4 de Abril de 2017". E a entidade liderada por Mario Draghi recorda que "todas as notas de euro podem ser verificadas através do método tocar, observar e inclinar".