Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE apresenta nova nota de 20 euros com elemento de segurança "inovador"

A nova nota de 20 euros, apresentada esta terça-feira pelo Banco Central Europeu, contém uma "janela retrato", elemento de segurança extra face às novas notas da série Europa de 5 e 10 euros.

A carregar o vídeo ...
24 de Fevereiro de 2015 às 14:47
  • 3
  • ...

O Banco Central Europeu apresentou, esta terça-feira, 24 de Fevereiro, a nova nota de 20 euros, que entrará em circulação em Novembro.

 

O objectivo da nova série Europa é dificultar a contrafacção e introduzir notas mais fáceis de verificar. Por isso, a nova nota contém quatro elementos de segurança principais: uma "janela com retrato", holograma com retracto, número esmeralda e marca de água com retrato. A nota de 20 euros é a primeira a incluir a "janela com retrato", que constitui, segundo Mario Draghi, presidente do BCE, "uma verdadeira inovação na tecnologia bancária". Colocando a nota em contra-luz, surge a figura mitológica "Europa" na janela.  

 

A nota de 20 euros é a mais contrafeita na Zona Euro. No segundo semestre de 2014, 60% das notas contrafeitas retiradas de circulação eram de 20 euros. A percentagem aumentou face ao peso de 46,5% no semestre anterior. Em contrapartida, o peso dos restantes valores diminuiu. A nota de 50 euros é a segunda nota mais contrafeita: 26% no segundo semestre de 2014.

 

No total, no segundo semestre, foram retiradas de circulação 507.000 notas de euro contrafeitas, o que representa um aumento de 44%, face ao período homólogo de 2013. O BCE considera contudo que "o número permanece muito baixo" face ao total de notas em circulação.

 

Em Portugal, as apreensões da nota de 20 euros também são as mais significativas. No primeiro semestre de 2014 corresponderam a cerca de metade (48%) das notas contrafeitas detectadas em Portugal, segundo dados do Banco de Portugal.

 

A nota irá entrar em circulação dia 25 de Novembro e até lá serão impressas 4,3 mil milhões de notas, anunciou Draghi na apresentação. A partir de hoje, os fabricantes e fornecedores de equipamentos de notas e proprietários de máquinas de tratamento de numerário vão começar a receber exemplares destas notas para adaptarem e testarem a compatibilidade das máquinas. O BCE pretende, assim, evitar o sucedido após a entrada das novas notas de cinco euros, que não eram aceites por grande parte das máquinas automáticas. Até ao momento, só os bancos centrais nacionais dos países da Zona Euro têm disponível a nova nota para realizar testes de adaptação dos equipamentos de notas e dispositivos de autenticação.

 

A primeira nota da nova série Europa, de cinco euros, entrou em circulação em Maio de 2013 e a nota de 10 euros começou a circular em Setembro de 2014. O BCE pretende renovar também as restantes quatro notas, por ordem crescente: 50, 100, 200 e 500 euros.

Ver comentários
Saber mais BCE Banco Central Europeu euro zona euro nova nota de 20 euros Draghi contrafacção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio