Notícia
BCE avalia fim da nota de 500 euros
O Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) poderá decidir descontinuar a impressão das notas de 500 euros, esta quarta-feira. O objectivo é dificultar actividades ilícitas.
A continuação da nota de 500 euros, associada à corrupção e ao financiamento de actividades ilegais, estará em discussão esta quarta-feira, 4 de Maio, na reunião do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE). O banco central deverá decidir não imprimir mais notas deste valor, iniciando a sua descontinuação, indicam as agências noticiosas.
"As autoridades competentes vêm suspeitando de que [as notas] estão a ser usadas para fins ilegais, um argumento que já não podemos ignorar", disse Benoît Coeuré, em Fevereiro. Este argumento será discutido esta quarta-feira na reunião do BCE. As notas de 500 euros representam 3% das notas em circulação, mas ascendem a 28% do valor.
O BCE deverá terminar a impressão da nota em 2018, mas continuar a aceitar trocá-la indefinidamente, avança a Reuters. Em alternativa poderá fixar um prazo para a troca, mas de qualquer forma a nota continuará ainda em circulação durante algum tempo.
Apesar da defesa por membros de organismos anti-fraude do fim da nota de 500 euros, esta medida suscita desagrado na Alemanha, Áustria e Luxemburgo, que desconfiam da intenção de acabar com o dinheiro, nota a Bloomberg.