Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BPI: "Portucel permanece um caso de elevada qualidade de investimento"

A Portucel alcançou um resultado líquido de 48,4 milhões de euros no quarto trimestre, uma queda de quase seis milhões face ao período homólogo, ainda assim o resultado superou as estimativas do BPI, que mantém a recomendação de "comprar" para a empresa.

A Navigator foi das últimas cotadas a revelar quanto vai pagar aos accionistas. No total será 0,34868 euros, pagos através da remuneração regular e da distribuição de reservas, uma prática já habitual na empresa liderada por Diogo da Silveira.
Miguel Baltazar/Negócios
11 de Fevereiro de 2015 às 09:45
  • 3
  • ...

Os resultados do quarto trimestre de 2014 da Portucel "foram melhores" do que o esperado pelo BPI. Numa nota divulgada esta quarta-feira, 11 de Fevereiro, os analistas do banco destacam os fortes resultados alcançados no papel UWF (sem revestimento de pasta química), com as vendas a subirem 4%.

 

Já o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) subiu 1%, ficando acima das expectativas. Em sentido contrário, abaixo das expectativas, está o negócio de pasta que registou uma queda de 14% nas vendas.

  

A produtora de papel alcançou um resultado líquido de 48,4 milhões de euros, uma queda face aos 42,5 milhões registados em período homólogo. Ainda assim, os resultados ficaram em linha com as estimativas dos analistas consultados pela Reuters.

 

O BPI mantém a recomendação da Portucel em "comprar" e com um potencial de valorização de 5,508% face à cotação actual de 3,649 euros.

 

Na teleconferência realizada com investidores sobre os seus planos de crescimento, a empresa liderada por Diogo da Silveira destacou dois pontos: não deverá haver novos projectos no curto prazo; o seu actual programa de distribuição de dividendos não deverá sofrer alterações de monta.

 

A Portucel vai estar agora focada em integrar os seus actuais projectos, como a AMS, produtora de papel "tissue" (para papel higiénico, guardanapos, lenços e rolos de cozinha) comprada por 80 milhões de euros pela Portucel, cuja aquisição foi ontem anunciada.

 

A sua nova fábrica de "pellets" de madeira nos Estados Unidos, e os investimentos em Moçambique também vão continuar a ser alvo de desenvolvimentos. Em Cacia, a Portucel anunciou que pretende desenvolver a sua produção de papel "tissue" com a criação de novas linhas de produção.

 

"A Portucel permanece um caso de elevada qualidade de investimento apoiado por um atractivo retorno do dividendo (7%) e agora impulsionado por algumas opções interessantes de crescimento no médio e longo prazo", declara o BPI.

 

Para este ano, a Portucel tem três factores que deverão contribuir para a subida da cotação, aponta o banco. "O aumento do preço do papel UWF, um dólar forte e a perspectiva de um generoso dividendo para ser distribuído no primeiro semestre de 2015 deve ajudar ao preço da acção".

 

A Portucel está a cair 0,79% para 3,649 euros esta quarta-feira na bolsa de Lisboa.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

Ver comentários
Saber mais Portucel bpi diogo da silveira produção de papel pasta de papel psi-20 bolsa de Lisboa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio