Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCP: Analistas antecipam lucro de 150 milhões no primeiro semestre

A venda de dívida soberana ajudou o banco liderado por Nuno Amado a apresentar um lucro nos primeiros seis meses do ano, segundo as contas dos analistas compilados pela Reuters.

Miguel Baltazar/Negócios
27 de Julho de 2015 às 12:13
  • 29
  • ...

O Banco Comercial Português deverá ter apresentado um lucro de 150 milhões de euros no primeiro semestre do ano, segundo a média dos números dos analistas compilados pela agência Reuters.

 

O Negócios já tinha dado conta da estimativa de lucro do CaixaBI, 160,3 milhões de euros, aquele que seria o resultado líquido mais positivo desde 2010. Há uma casa de investimento mais optimista: O BESI, que aponta para 171 milhões de euros. E duas com menores expectativas: 126 milhões de euros, do Deutsche Bank; 143 milhões, por parte do O Santander.

 

Qualquer um dos números esperados compara com um prejuízo de 62,2 milhões de euros alcançados nos primeiros seis meses de 2014.

 

Um dos pontos que explica a melhoria dos resultados é, segundo o analista André Rodrigues do CaixaBI, a "materialização de um conjunto de ganhos de natureza não recorrente com a venda de parte da carteira

€150 milhões
A média das previsões dos analistas consultados pela Reuters aponta para um lucro semestral de 150 milhões de euros. Este valor compara com um prejuízo de 62,2 milhões registado no período homólogo.  

de dívida soberana do banco (mais valia potencial de 258 milhões de euros na carteira de dívida soberana de Portugal no final do primeiro trimestre do 2015)". 

 

Segundo a Reuters, o BESI também espera que estes ganhos extraordinários marquem o primeiro semestre de 2015, precisamente com a venda de dívida.

 

Mas mesmo a margem financeira do banco presidido por Nuno Amado (a parte operacional, que serve de base do seu negócio, e que representa a diferença entre juros pagos e juros recebidos no seio das operações bancárias) deverá subir 29% para os 547 milhões de euros no primeiro semestre de 2015, segundo os analistas compilados pela Reuters. Foi de 501,7 milhões no mesmo período do ano passado.

 

"Ao nível do balanço do banco o impacto da desvalorização da carteira de activos financeiros durante o segundo trimestre de 2015 (nomeadamente a carteira de dívida pública) nos rácios de capital, bem como a evolução da carteira de crédito ‘malparado’ serão os principais temas de análise deste trimestre", opina André Rodrigues, do CaixaBI. 

Esta segunda-feira, 27 de Julho, foram já conhecidas as contas da unidade polada do Millennium, com um lucro de 79 milhões de euros, um ganho homólogo de 2,4%.

As contas do grupo são apresentadas esta segunda-feira, 27 de Julho, pelas 17 horas. 


Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais BCP Nuno Amado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio