Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Putin pondera venda parcial da petrolífera estatal russa à Índia e China

A Rússia procura um mínimo de 9,66 mil milhões de euros por 19,5% da petrolífera estatal. Esta é uma das jóias da coroa, com a qual o Kremlin tenta, assim, equilibrar o orçamento.

Bloomberg
20 de Junho de 2016 às 09:52
  • ...

Após as sanções internacionais impostas à Rússia, o país entrou numa grave crise económica. E esta foi deteriorada pela queda dos preços das energias, a principal fonte de receitas do país. Por isso, Vladimir Putin está, agora, a estudar a venda de parte da petrolífera estatal Rosneft, segundo fontes anónimas citadas pela Bloomberg. O objectivo é atrair o interesse da Índia e da China.

A Rosneft é uma das jóias da coroa empresarial russa. Uma petrolífera com peso mundial, que produz mais petróleo que a norte-americana Exxon Mobil. É com estes argumentos que Vladimir Putin procura convencer os governos indiano e chinês a investir, numa altura em que os dois países lideram o crescimento mundial da procura por energia.

O Kremlin está a estudar a venda de 19,5% da empresa, avança a Bloomberg, numa operação com a qual procura obter, pelo menos, 700 mil milhões de rublos, o equivalente a 9,66 mil milhões de euros. A acontecer, esta será a maior privatização alguma vez feita pela Rússia, sendo que o Governo de Putin vendeu 20% da Rosneft à BP em 2013.

De olho na possível reeleição dentro de dois anos, o carismático líder russo não está a conseguir cumprir com os objectivos orçamentais. Daí que esteja, actualmente, a tentar vender parte da participação na petrolífera. O ministro do Petróleo da Índia já admitiu o interesse na operação, tendo mesmo considerado uma parceria com o Governo chinês.

Ver comentários
Saber mais Rússica Rosneft Vladimir Putin petrolíferas bolsa petróleo mercados empresas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio