Notícia
Rússia emite dívida em dólares pela primeira vez desde 2013
A última vez que a Rússia emitiu dívida em dólares foi em 2013. Agora, depois da grave crise económica provocada, em parte, pelas sanções internacionais, o país tem em marcha o regresso aos mercados. Mas continua isolado no panorama internacional.
A Rússia está a levar a cabo a primeira emissão de obrigações em dólares, desde 2013. A informação avançada pela Reuters acrescenta que em causa estão títulos a dez anos, colocados exclusivamente por um banco russo. Isto depois dos alertas dos EUA e da União Europeia para os bancos não violarem as sanções internacionais.
As ofertas iniciais dos investidores para os títulos de dívida a dez anos representam taxas de juro entre 4,65% e 4,90%, revela a Reuters. A operação está a decorrer esta segunda-feira, 23 de Maio, sob a organização exclusiva do VTB Capital, um banco estatal russo. A informação aponta para que, ainda assim, 28 bancos nacionais e internacionais tenham sido instados a apresentar propostas.
Mas a Reuters avança que muitos bancos recusaram o convite para participar na organização da emissão de dívida. Além disso, explica a agência, o Goldman Sachs terá feito uma primeira aproximação, acabando por recuar depois do Departamento de Estado dos EUA ter alegadamente avisado alguns bancos que estariam a violar as sanções, se ajudassem a Rússia na operação.
Esta será a primeira vez desde 2013 que o país liderado por Vladimir Putin recorrerá aos mercados de dívida em dólares. Isto depois da grave crise económica que atravessou com a desvalorização acentuada do petróleo, bem como após as sanções internacionais impostas devido à anexação do território da Crimeia.