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Line, a japonesa que desafia o Whatsapp e arrasa os IPO
Sediada em Tóquio, a Line está a vender acções que serão cotadas na capital nipónica e em Nova Iorque. Segunda a Bloomberg, a operação está a avaliar a empresa em quase cinco mil milhões de euros, o que fará deste o maior IPO de uma tecnológica em 2016.
Cinco anos após a criação do serviço de mensagens, a Line está a realizar uma oferta pública inicial (IPO). O objectivo é angariar 113 mil milhões de ienes (cerca de 935 milhões de euros) com a operação, o que torna esta estreia na maior de uma tecnológica em 2016. O objectivo? Desafiar os concorrentes mundiais como o Whatsapp.
Chama-se Line, nasceu em 2011, está sediada em Tóquio, no Japão, e pretende conquistar o mercado tecnológico mundial. Com 218 milhões de utilizadores activos por mês, a empresa liderada por Takeshi Idezawa está a preparar-se para protagonizar o maior IPO de uma tecnológica em 2016. Este ano, nenhuma empresa conseguiu recolher mais de 133 milhões de euros numa estreia em bolsa.
Detida pela sul-coreana Naver Corp, a futura cotada em Nova Iorque e Tóquio terá dispersas no mercado 35 milhões de acções, sendo que há um lote suplementar de 5,25 milhões de títulos. A maioria está destinada ao mercado bolsista norte-americano, no qual deverá estrear-se a 14 de Julho. Já para o Japão estão destinadas 13 milhões de acções, que deverão começar a ser negociadas a 15 de Julho.
A liderar a oferta estão quatro bancos: Nomura, JPMorgan, Morgan Stanley e Goldman Sachs. E nos termos em que está a decorrer, calcula a Bloomberg, a avaliação da Line ascende a 4,9 mil milhões de euros. Actualmente, a Line é líder dos mercados japonês, tailandês e taiwanês, mas o objectivo é conquistar o Médio Oriente, ultrapassando concorrentes como o Whatsapp, o Messenger do Facebook ou a chinesa WeChat.