Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBI estima que BCP tenha registado prejuízos de 217 milhões de euros em 2014

A unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos estima que o BCP tenha registado um prejuízo de 119 milhões de euros no quarto trimestre de 2014. E no acumulado do ano, o CaixaBI estima que o BCP tenha registado perdas de 217,3 milhões de euros. O BCP apresenta contas na próxima segunda-feira.

Correio da Manhã
30 de Janeiro de 2015 às 11:27
  • 35
  • ...

O CaixaBI acredita que o BCP registou prejuízos de 119 milhões de euros no quarto trimestre de 2014, segundo uma nota de antecipação de resultados a que o Negócios teve acesso. Um valor que contrasta com os 36 milhões de euros que o banco liderado por Nuno Amado registou no terceiro trimestre de 2014. "Em termos acumulados estimamos uma perda de 217,3 milhões de euros em 2014 face a um prejuízo de 740,5 milhões de euros em 2013", adianta a unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos.

 

Nesta nota, os analistas deste banco salientam que a sua estimativa "implica um resultado trimestral antes de impostos positivo em cerca de 11,5 milhões de euros". "Refira-se que o resultado antes de impostos do BCP foi negativo em 9 dos últimos 10 trimestres", acrescentam.

 

Além disso, o CaixaBI considera que no último trimestre do ano passado a "linha de impostos (em resultados) terá um impacto negativo significativo", devido ao "ajustamento ao nível do stock de impostos diferidos activos decorrentes da redução da taxa nominal de IRC de 23% para 21% decorrente do Orçamento do Estado para 2015".

 

Os lucros operacionais deveram ser negativos em 172 milhões de euros no total de 2014, o que contrasta com os -875 milhões de euros registados nos 12 meses de 2013. A margem financeira, estimam os analistas, deverá ser 1.110 milhões de euros em 2014, quando no final de 2013 foi de 848 milhões de euros.

 

A unidade de investimento da Caixa Geral de Depósitos mantém o preço-alvo inalterado nos 14 cêntimos e mantém, também, a recomendação de comprar. Por esta altura, as acções do BCP somam 0,65% para 6,2 cêntimos o que, com base no preço-alvo e na cotação actual, os títulos do BCP têm um potencial de valorização superior a 120%.

 

O BCP apresenta as suas contas na próxima segunda-feira, 2 de Fevereiro, após o fecho do mercado.

  

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. 

Ver comentários
Saber mais BCP Nuno Amado Caixa Geral de Depósitos Caixa BI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio